Metrô Butantã oferece aferição de pressão arterial nesta sexta

A aferição gratuita da pressão arterial será oferecida na estação Butantã de metrô

A aferição gratuita da pressão arterial será oferecida na estação Butantã de metrô
Reprodução/Google Maps

Nesta sexta-feira (17), Dia Mundial do Combate à Hipertensão, será possível medir gratuitamente os níveis da pressão arterial na estação de metrô Butantã, que faz parte da Linha 4-Amarela, na zona oeste de São Paulo.

A ação é uma parceria da concessionária ViaQuatro, que administra a linha, e do Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica da USP (CAFB-USP) como forma de conscientização e prevenção da doença.

A aferição da pressão será oferecida de forma gratuita das 10h às 16h. O serviço vai ser realizado por estudantes do curso de Farmácia-Bioquímica da USP, supervisionados por profissionais da Farmácia Universitária da USP (FarmUSP), que esclarecerão dúvidas sobre a doença, seus riscos e tratamento. A ação também contará com a distribuição de folhetos informativos sobre a hipertensão.

Leia também: Hipertensão está descontrolada no Brasil, dizem especialistas

Considera-se hipertensa a pessoa que apresenta pressão arterial em repouso igual ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído para o corpo por meio dos vasos sanguíneos. Fatores de risco para a hipertensão são propensão genética (casos na família), cigarro, obesidade, elevado consumo de sal e do nível de colesterol no sangue.

Saiba mais: Hipertensão na adolescência dobra risco de doença renal na vida adulta

A hipertensão é a principal causa do infarto e de outras doenças do coração – as que mais matam no Brasil. Cerca de 400 milhões de pessoas morrem por ano dessas doenças.

A hipertensão é a causa de 60% dos infartos e 80% dos AVCs (acidente vascular cerebral), segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Sal sobe a pressão? Tudo o que você precisa saber sobre a hipertensão: