MEC prorroga prazo para renovação do Fies do 2º semestre de 2020


Interessados terão até 30 de novembro para concluir o pedido no site oficial do programa. O mesmo prazo foi dado para quem quiser pedir transferência de curso ou de instituição de ensino. Reprodução do site do Fies, do Ministério da Educação.
Reprodução/Fies
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020. Agora, interessados terão até 30 de novembro para concluir o pedido.
O prazo para transferir o curso ou a instituição de ensino também foi estendido para a mesma data.
Os pedidos deverão ser feitos por meio do Sistema Fies (SisFIES), no site oficial do governo (sisfies.mec.gov.br)
A portaria foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União.
O que é o Fies
O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente, tem duas categorias:
a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Em fevereiro, o G1 mostrou que a taxa de inadimplência do Fies havia crescido ao longo de 2019. Em abril, 567 mil contratos estavam com pelo menos 90 dias de atraso. Ao fim do ano passado, esse número já era de 700 mil, o que representa 47% do total de 1,5 milhão de contratos na fase da amortização (quando o estudante já terminou o curso de graduação e já passou do período de carência, e precisa pagar o empréstimo em parcelas mensais).
Em outubro deste ano, o MEC abriu o processo para preencher 50 mil vagas remanescentes, ou seja, aquelas que “sobraram” ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação.
No segundo semestre de 2020, o MEC havia aberto inscrição para 30 mil vagas no Fies.
Playlist: Educação