Mais de 1,1 mil candidatos do Acre devem fazer provas no 1º dia do Enem Digital


Aplicação da versão digital ocorre neste domingo (31) com duração de 5h30 em nove escolas de Rio Branco. Apesar de ser digital, candidatos devem levar caneta preta de tubo transparente, já que redação é manuscrita. Portões vão abrir às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local). Mais de 1,1 mil candidatos do Acre devem fazer provas no 1º dia do Enem Digital
Aline Nascimento/G1
Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também conta com uma prova digital. No Acre, 1.154 candidatos se inscreveram para fazer essa versão do exame e o primeiro dia de provas é neste domingo (31).
Por ser a versão piloto, as provas vão ser feitas apenas na capital acreana, Rio Branco, nos laboratórios de informática de nove instituições de ensino, segundo informou coordenadora de linguagem do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Rosseline Muniz.
O cronograma segue o mesmo da versão impressa do exame. Neste primeiro domingo serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. A duração máxima para realização da prova é de 5h30.
Os horários do Enem digital são:
Abertura dos portões: 9h30 (horário do Acre)
Fechamento dos portões: 11h (horário do Acre)
Início das provas: 11h30 (horário do Acre)
Término das provas 1º dia: 17h (horário do Acre).
Já no segundo domingo (7), serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. A duração máxima para realização também será menor, de 5h.
Os candidatos da versão digital também devem levar uma caneta preta de tubo transparente para as provas. É que, mesmo na versão informatizada, a redação é manuscrita, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Reforço no transporte coletivo
Mesmo com o número reduzido de inscritos para a modalidade digital, a frota de ônibus na capital acreana segue com reforço, assim como foi feito nos domingos anteriores na versão imprensa do exame.
A informação foi confirmada pelo diretor de transportes da Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas. Segundo ele, devem circular 47 carros neste domingo (31), em Rio Branco.
“Por enquanto vamos manter como nos domingos anteriores, mas se houver necessidade de reduzir no decorrer do dia, vamos fazer a redução”, afirmou o diretor.
Mais da metade de abstenção
Para a versão impressa do exame no Acre eram esperados 40.674 candidatos. No entanto, no primeiro dia de prova, a abstenção no estado foi de 51,5% no Acre, ficando igual à média nacional.
Ainda de acordo com dados do Inep, no segundo dia do exame 22.285 candidatos deixaram de comparecer aos locais de aplicação, espalhados por 17 municípios acreanos, chegando a um percentual de 54,8% de abstenção. Do total de inscritos, 18.389 fizeram a prova no segundo domingo.
Medidas de segurança devido à pandemia
Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.
Entre as medidas, estão:
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.
VÍDEOS: G1 em 1 Minuto