Livro reflete sobre a importância da diversidade na vida dos brasileiros

Capa do livro Diversos

Capa do livro Diversos
Divulgação

Compreender as diferenças e a importância da diversidade cultural é uma forma de incentivar o respeito pelo outro.

Com esse objetivo o livro Diversos traça um mosaico da variedade étnica, religiosa, física, geracional e de gênero por meio da história de 31 brasileiros ou radicados no país que se destacam em atividades culturais. Lançada nesta terça-feira (4), no espaço Unibes Cultural São Paulo, a publicação tem acesso online gratuito pelo site https://diversos.art.br.

Entre os perfis retratados estão os de Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Roberto Leal e da cineasta Beatriz Seigner. Participam também figuras protagonistas nas lutas pela igualdade, como Bela Gregório, do Grupo Efêmera; o escritor André Fischer, criador do MixBrasil; a atriz Maitê Shneider, que luta pela inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, e o grafiteiro Thiago Mundano que, com sua arte, vem tirando os catadores de lixo reciclável da invisibilidade.

Para o jornalista responsável pelo roteiro e produção de textos, Jeferson Souza, Diversos transcende a ideia de ser só um livro e funciona como um posicionamento. “O critério principal para se chegar ao conjunto de personagens foi a empatia e o entusiasmo pela causa”, afirma. 

Com iniciativa da Rede Educare e realizado com patrocínio de Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, o livro terá versão em linguagem de sinais na internet. A distribuição dos exemplares impressos será destinada a ONGs e universidades com 30 unidades em libras. O lançamento ainda prevê uma programação de palestras em três cidades, São Paulo (SP), Pindamonhangaba (SP) e Salvador (BA), com datas a serem definidas.