Live de Bolsonaro com mentira sobre vacina da Covid e Aids sai do ar do Facebook e do Instagram


Plataformas informam que conteúdo não está disponível e pode ter sido removido. g1 ainda não procurou o Facebook, que responde por ambas. Página do Facebook que abrigava live de Bolsonaro com mentira sobre relação entre vacina da Covid fora do ar na manhã desta segunda (25).
Reprodução
A live de Jair Bolsonaro (sem partido) em que ele compartilha uma mentira sobre relação entre vacina contra a Covid e Aids não está mais disponível nas contas do presidente no Facebook e no Instagram.
Ao acessar as páginas na manhã desta segunda-feira (25), os usuários são informados de que o conteúdo não está disponível e pode ter sido removido. O g1 ainda não procurou o Facebook, que responde por ambas.
É #FAKE que relatórios do governo do Reino Unido sugerem que vacinados contra a Covid têmd desenvolvido Aids
A live foi ao ar na quinta-feira (21). Nela, Bolsonaro mencionou uma mensagem falsa que diz que “uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto”.
Procurado pelo g1, o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirma que a publicação é de um site que propaga ‘fake news’ e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira. Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, também afirma que “as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids”. “A Aids é causada pelo HIV.”
Pesquisadores ouvidos pelo g1 também refutam as ideias contidas na publicação falsa.
Esta reportagem está em atualização.