Lenços e bandanas no ‘BBB21’: Entenda onde surgiu tendência que dominou reality


Estilistas apontam que peça é coringa e ajuda a disfarçar quando cabelo não está nos melhores dias. Carla Diaz, Viih Tube, Pocah, Thaís e Camilla de Lucas costumam usar adereço. 1ª metade do ‘BBB21’ foi marcada pelos lenços e bandanas dos participantes
Reprodução/TV Globo
Lenços na cabeça e bandanas foram os acessórios mais usados pelos participantes do “BBB21” e se tornaram a marca desta edição.
Se na edição anterior, os memes giravam em torno das produções de Manu Gavassi, como o sapato vermelho oversized, a agitação nas redes sociais agora é para saber se os fã-clubes de David Foster Wallace, Bell Marques, Jon Bon Jovi ou Axl Rose entraram na casa mais vigiada do país.
Carla Diaz, Viih Tube, Pocah, Thaís e Camilla de Lucas finalizaram os looks muitas vezes com a produção na cabeça, e não foram poucas as noites em que mais de uma participante optou pelo acessório.
Já Fiuk lidera o time dos que preferem usar o lenço mais dobrado, no estilo bandana, mas a peça que já fazia parte do guarda-roupa do cantor bem antes do reality.
Por que todo mundo está usando lenço na cabeça?
Bon Jovi, Axl Rose, Bell Marques, Dua Lipa e Tupac
Divulgação
Para stylists ouvidos pelo G1, a peça é vista como coringa nas produções e pode ajudar a disfarçar os dias em que o cabelo não amanhece muito arrumado.
“Para aquele dia do ‘bad hair day’, em que o cabelo acorda meio rebelde, o lenço super resolve a situação”, explica Rodrigo Polack, stylist de artistas como Ludmilla, Alok e As Baías.
“Então não é novidade, principalmente em um momento como o BBB em que não tem gente para arrumar o cabelo o tempo todo, eles que têm que se virar. Além de ser uma tendência, ele resolve. É igual pegar um boné ou um chapéu e colocar na cabeça”, continua.
Como as tendências vêm cada vez mais de vários lugares e épocas, uma data no passado não é suficiente para explicar o porque do acessório estar em alta agora.
O lenço começou a ser usado por camponesas enquanto trabalhavam nas áreas rurais a partir da Idade Média, segundo Lorenzo Merlino, estilista e professor de moda.
Já no século XXI, a peça foi usada por Grace Kelly, Audrey Hepburn e até pela Rainha Elizabeth, o que prova mais uma vez que a tendência não é nova.
Modelo usa lenço em desfile da Versace na temporada de Inverno de 2019; foto é do desfile da Semana de Moda de Milão em fevereiro de 2018
Miguel Medina/AFP/Arquivo
Nos anos 70 e com o tecido dobrado, os lenços viraram as bandanas e estavam associados ao movimento hippie. “Certamente o movimento hippie contribuiu fortemente para difundi-la no mundo todo”.
“Depois passou pelos anos 80 virou bandaninha enrolada como faixa para os artistas do rock e nos anos 90, os rappers assumiram isso”, comple Polack.
A partir dos anos 2000, grandes marcas de luxo como Gucci, Hermés, Vivienne Westwood, Versace, apostaram em lenços de seda nas semanas de moda e o acessório vem aparecendo tanto nos desfiles quanto nas coleções que chegam às lojas com mais intensidade a partir de 2018.
É uma tendência pode ganhar as ruas?
Carla Diaz, Pocah e Thaís também usaram lenço como acessório no ‘BBB21’
Reprodução/TV Globo
Tirando o fato de que não tem (ou não deveria) ter gente passeando por aí durante a pandemia, a expectativa é que os lenços sejam vistos nas produções tanto de famosas como anônimas.
“A gente vê muitos artistas usando, mas agora quero ver se na rua o povo vai começar a usar. Eu tenho visto mais nesse último verão na praia, mas na cidade vejo poucas vezes”, diz Polack.
“Acho lindo com ele está composto com um look mais street, que tem essa informação de moda que pode entrar como acessório de diferentes formas, e não quando fica só associado a estética da praia”.
Naiara Albuquerque, stylist de Taís Araújo, Tássia Reis e Jennifer Nascimento, defende o acessório como peça coringa e democrática. Ela mesma usa em várias das suas produções pessoais e profissionais.
“Você pode usar de várias maneiras, então é algo que acaba trazendo uma nova cara para o look e até para o rosto, porque às vezes você pode amarrar como bandana ou como arco no rosto todo”, diz.
“Tenho muito cabelo e ele é crespo então para o meu dia-a-dia funciona muito. Quando não estou a fim de dar uma finalização muito boa, jogo um bom lenço, faço uma amarração bonita e fica chique”, continua.
Como combinar no look
Naiara gosta das opções bem estampadas, mas dá dicas para quem é mais básico:
“Para as meninas que são mais monocromáticas, acho que um lenço com uma estampa com algum detalhe que tenha alguma cor do look que você esteja usando ou uma cor que tenha uma combinação legal, fica muito massa”, explica.
“São várias opções e vai da personalidade e da criatividade da pessoa, do jeito que é prático para ela no dia-a-dia”.
Para quem aposta em produções mais coloridas, uma possibilidade é combinar estampas. A dica de Polack é misturar uma estampa maior com outra menor para fazer um contraponto.
Além do jeito tradicional que as participantes do “BBB” já usaram bastante, dá para amarrar o lenço de seda de outras formas.
Ele pode ser usado no estilo camponesa, quando é amarrado embaixo do queixo, pode virar uma faixa mais fina com um nó em cima, como cinto e até como top.
O estilista Lorenzo Merlino lembra também do uso em produções masculinas, principalmente como acessório para paletós.
“Essa tendência dos lenços de bolso como acessório de moda realmente começou na década de 1920 e continuou até a década de 1960. É só ver as fotos de atores como Cary Grant, Fred Astaire e Gary Cooper”, explica.
Falta criatividade no ‘BBB21’?
Para Polack, o ponto que causa estranhamento é que as participantes usam o lenço da mesma forma, quando se trata de um acessório que permite uma versatilidade maior.
“O que incomoda visualmente é ver várias pessoas ao mesmo tempo usando do mesmo jeito. Acho que já falta criatividade mesmo. Têm várias formas de amarração, de torcer, usar como faixa, como tiara, emendar um lenço no outro, mas ali elas seguem um padrão”, diz o stylist.
Viih Tube e Juliette usando tiara no ‘BBB21’
Reprodução/TV Globo
Além disso, há outras opções de acessórios que estão em alta e poderiam dar uma diversificada nos looks. Naiara faz um top 3 de tendências para a cabeça. São elas:
Tiaras que são altinhas, forradas de tecido acetinados, aveludados ou com pedrarias;
Presilhas também estão sendo muito usadas; tem coloridinha com pedraria ou com algo escrito como “girl”, “star”;
Mix de colares com uma camisetinha neutra.
O que dá para perceber com base nas últimas semanas é que a fixação pelo lenço deu uma diminuída, e as participantes têm usado mais o cabelo solto nas edições.
Juliette e Viih Tube já apostaram nas tiaras mais largas, como Naiara pontuou, há alguns dias.
Quem segue fiel mesmo à bandana é Fiuk e… Thaís. A sister, que já beijou o cantor no programa, foi até recriminada por Camilla de Lucas e João por fazer o “look fiukete” com o acessório na cabeça.
Acadêmicos do BBB: formar casal ajuda a ganhar BBB?