Kia Seltos promete ser global e tem chances de chegar ao Brasil


Marca garante SUV compacto para o mercado brasileiro há algum tempo – e este poderá ser o escolhido. Kia Seltos
Divulgação/Kia
A Kia apresentou o inédito Seltos, seu primeiro SUV compacto de caráter global. Com produção definida para acontecer na Coréia do Sul e na Índia, o modelo tem grandes chances de chegar ao Brasil.
A fabricante não divulgou as dimensões do modelo, que devem ficar próximas às de seus rivais, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta, dos quais ele também recebe inspiração no desenho. As únicas medidas conhecidas são das rodas, que podem ter 16, 17 ou 18 polegadas.
Entre os equipamentos, o Seltos poderá ser equipado com lanternas e faróis de LEDs, head-up display de 8 polegadas, sistema de som Bose com 8 alto-falantes, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampas.
Kia Seltos
Divulgação/Kia
Na central multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, a tela de 10,25 polegadas pode ser dividida de acordo com o gosto dos ocupantes, apresentando até 3 funcionalidades diferentes ao mesmo tempo. Imagens do interior não foram reveladas.
Já a mecânica terá combinações para todo tipo de mercado, seguindo a proposta global, com dois motores a gasolina (1.6 turbo de 177 cavalos e 2.0 de 149 cavalos) e um a diesel (1.6 de 136 cavalos), além de três transmissões, sempre automáticas (convencional de 6 marchas, dupla embreagem de 7 marchas e CVT).
Kia Seltos
Divulgação/Kia
Brasil tem chance
A Kia não esconde seu desejo de entrar para o segmento dos SUVs compactos no Brasil. Porém, a marca ainda não definiu qual será o modelo responsável por isso.
O Stonic até chegou a ser mostrado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, mas, na ocasião, a marca deixou claro que sua exposição não passava de um estudo e que ele não deveria chegar às lojas brasileiras.
Kia KX3 (esquerda) e Stonic (direita)
Divulgação/Kia
Diante disso, o KX3, uma espécie de “mini-Sportage”, passou a ser o modelo mais cotado por ser fabricado no México, com quem o Brasil possui um acordo de livre comércio.
Agora, o Seltos chega com a promessa de ser global – ele será lançado em diversos países já no segundo semestre de 2019. A data ainda é imprecisa para o Brasil, mas o modelo mostra grandes chances de ser o escolhido – a marca não confirma oficialmente.