Jovem cantor substitui o pai, morto vítima da Covid-19, e forma com o tio a dupla Lucas e Matheus Júnior


Nova parceria surgiu com a composição que fala sobre a saudade de Matheus, que morreu aos 57 anos, em dezembro de 2020, em Presidente Prudente (SP). Lucas e Matheus Júnior, o tio e o sobrinho, já gravaram três músicas
Reprodução
A morte do cantor e compositor Matheus, aos 57 anos, em Presidente Prudente (SP), no final de 2020, causada pela Covid-19, pegou de surpresa a família, os amigos e os fãs. Ele cantava com o irmão Lucas, com quem trabalhou por mais de 35 anos de carreira artística. O fim da dupla sertaneja de sucesso deu início a um novo projeto: Lucas e Matheus Júnior. Tio e sobrinho. O começo e o recomeço de duas pessoas marcadas pela mesma perda.
O filho agora ocupa o lugar do pai. Matheus Júnior tem 14 anos e mora em Portugal junto com a mãe, Fabiane Devito Reis Rodrigues, e a irmã, Lara Reis Rodrigues, de 18 anos. Ele contou ao g1 que recebeu do pai todas as influências musicais.
“Eu sempre ouvi meu pai tocando. Eu gostava quando a gente ficava junto. Gostava de ouvir ele cantando, mostrando as composições para todo mundo, sobre as músicas que ele queria fazer, lançar”, disse o garoto.
Cantor Matheus com o filho Matheus Júnior
Fabiane Devito Reis Rodrigues
Além do gosto pela música, o garoto herdou o nome artístico do pai. Ele, sim, é Matheus, já que o pai, no registro de nascimento, era Edilson da Silva Rodrigues.
O Júnior foi colocado ao nome da dupla para não deixar dúvidas de que o “novo Matheus” é o filho do “original”. O adolescente nasceu em Presidente Prudente, onde morou com a família até a mudança para Portugal.
Matheus com a esposa e os filhos
Fabiane Devito Reis Rodrigues
LEIA TAMBÉM:
Cantor Matheus, da dupla prudentina Lucas e Matheus, morre por complicações da Covid-19
Amigos e familiares se despedem do cantor Matheus, vítima da Covid-19: ‘Ele cantava e encantava as pessoas’
Matheus e o filho Matheus Júnior
Fabiane Devito Reis Rodrigues
A morte repentina
Foi durante uma visita à região oeste do Estado de São Paulo, em dezembro de 2020, que o cantor Matheus foi diagnosticado com o novo coronavírus, ficou internado e morreu. Fabiane, a viúva, conta que foi tudo muito rápido.
“Programamos a viagem para passar o fim de ano com a família no Brasil e no voo ele já começou a sentir sintomas. Chegamos numa quinta-feira e ele começou a ter febre. Na sexta-feira, ele fez o teste e já deu positivo. Foi uma questão de uma semana. Foi tudo tão rápido. É muito difícil”, disse.
Eles se conheceram nos anos 1990. Ela foi escolhida para participar de um videoclipe da dupla Lucas e Matheus e depois foi a um show dos irmãos em Martinópolis (SP), cidade onde morava.
“Foi amor à primeira vista. Fui até o camarim, no outro dia nos encontramos e depois começamos a namorar. Foram seis anos de namoro. Nós nos casamos em 1999 e ficamos juntos por 23 anos”, relatou.
Matheus e a esposa Fabiane
Fabiane Devito Reis Rodrigues
Apesar de a carreira artística ter começado no Oeste Paulista, os irmãos trilharam uma longa trajetória na Europa. Até a morte de Matheus, a família morou em Portugal por cerca de um ano e meio.
“Ele passou a ter uma vivência mais intensa em Portugal. Aqui nossos filhos puderam ter mais a presença do pai. Mas, mesmo antes, quando viajava e ficava ausente, ele sempre dava um jeito de se mostrar presente. Ele preenchia qualquer espaço, era alegria pura. Ele se dava bem com todo mundo. Ele era a nossa base. Enfrentar isso sozinha tem sido muito difícil”, comentou Fabiane.
Ela e os filhos voltaram para Portugal em março deste ano. Apesar de ter crescido sob a influência musical do pai e do tio, Matheus Júnior despertou para a carreira artística recentemente, quando voltou para a Europa.
“Depois que tudo aconteceu [morte do pai], eu fiquei muito sentido. Não só eu, mas todo mundo. E eu compus uma música para ele. Sempre achei legal e, do nada, despertei”, afirmou o garoto.
Matheus com a filha Lara
Fabiane Devito Reis Rodrigues
Foi essa canção, chamada “Sem você aqui”, que ele mostrou ao tio Lucas.
“Mostrei e perguntei o que ele tinha achado. Ele respondeu que havia gostado, que tinha achado bom, porque eu nunca tinha feito. Ele levou para a gravadora, que achou uma boa ideia esse projeto”, destacou Matheus Júnior. Foi assim que a nova dupla surgiu.
Eles adiantaram um trecho da música ao g1. Confira abaixo.
“Essa saudade machuca meu coração / Juro que eu não te esqueço, não / Quem me dera sentir o teu abraço / Sorrir contigo e segurar a sua mão / Volta logo / É tão difícil ficar sem você / Não estou aguentando / Tô querendo te ver / É só me chamar que eu vou correndo / Você não sabe o tanto que eu estou sofrendo sem você aqui / É tanta saudade que no meu peito está doendo / Sei que aos poucos vou morrendo sem você aqui / Sem você aqui” – trecho da música “Sem você aqui” de Lucas e Matheus Júnior.
O cantor e compositor Matheus foi sepultado em Presidente Prudente (SP)
Heloise Hamada/g1
O recomeço
Lucas falou ao g1 que ficou bastante abalado com a perda repentina do irmão.
“Eu acho ainda muito recente a morte dele. Ele não era só o meu irmão. Éramos amigos, parceiros. Todo mundo brincava que era o ‘casamento de irmãos’ porque vivemos mais de 35 anos juntos, viajando juntos”, lamentou.
Antes da morte de Matheus, os irmãos deixaram músicas gravadas.
“Tem umas cinco, seis músicas. Deixamos gravadas a primeira e a segunda vozes. Certamente, a gravadora vai lançar essas músicas inéditas”, adiantou o cantor.
Lucas e Matheus cantaram juntos por mais de 35 anos
Lucas Rodrigues
Foi com a mesma gravadora de Portugal que ele conversou sobre a carreira, após a perda do irmão. “Eu tinha de resolver essa parte, sobre a nossa carreira de mais de 30 anos”.
A outra ideia levada para a gravadora foi a primeira parceria com o sobrinho. A música feita por Matheus Júnior.
“Eu até chorei quando ouvi a música, com as palavras dele falando de saudade. Perguntei se eu poderia mexer em algumas coisas na letra e na música. Ele deixou. Eu alterei o que precisava. Surgiu a dupla com essa composição dele”, lembrou o tio.
Lucas também já tinha pedido ao compositor Elias Muniz para fazer uma música sobre o irmão para cantar com o sobrinho.
“Eu apresentei para a gravadora. Eles aceitaram a ideia e disseram que poderia ser até melhor, gravar mais músicas. As coisas foram acontecendo aos poucos. Conversei com meu sobrinho, ele achou legal. Ele é jovem, gosta muito de música, herdou isso do pai. Ele gostou da ideia e a gravadora achou excelente”, explicou.
Lucas e Matheus cantaram juntos por mais de 35 anos
Lucas Rodrigues
Até o momento, Lucas e Matheus Júnior gravaram três músicas em estúdio. A composição chamada “Obrigado”, de Elias Muniz, “Sem você aqui”, feita por sobrinho e tio, e “Você é linda”, de Matheus. Essa última música os irmãos já tinham gravado e foi-lhe acrescida a participação de Júnior.
“Eles sempre cantavam em casa. Era o pai ensinando e mostrando para o filho como fazer composições. Mas o interesse total dele veio depois que tudo aconteceu. Eu acho que ele [Júnior] encontrou na música uma forma de passar por isso”, contou a mãe.
Fotos mostram Lucas e Matheus, os irmãos, e Lucas e Matheus Júnior, o tio e o sobrinho
Divulgação
Lançamento
Conforme Lucas, a gravadora deve lançar as músicas e os videoclipes no início de outubro de 2021. Até o momento, foi feito o comunicado nas redes sociais da nova formação da dupla. Em resposta ao anúncio, os fãs se mostraram felizes com a retomada e curiosos com a novidade.
“Eu tenho dois sentimentos. Tem a tristeza, porque eu perdi meu irmão e estou passando por uma outra fase da vida. Mas tem a felicidade por essa união com o meu sobrinho e de poder ajudar o filho do meu irmão, dar estrutura. É uma responsabilidade grande e eu faço pelo meu irmão também. Ainda é complicado, mas a vida continua, não posso parar. Tenho certeza de que ele [Matheus] está torcendo para que dê tudo certo nessa nova jornada”, salientou Lucas.
“Eu me sinto muito honrado e muito feliz em poder continuar com o trabalho do meu pai. Ele lutou muito para conseguir e por muito tempo. É uma grande responsabilidade para mim assumir o lugar dele. É um herança e eu quero continuar, não vou deixar acabar”, prometeu o garoto.
“É uma superação para os dois. O Lucas ficou sem chão sem o irmão, sem a base. O Matheus sempre foi tudo para ele musicalmente falando. Eu acho que ele viu no Matheus [Júnior] uma continuidade, porque os dois conseguiram transformar a dor em alegria”, destacou Fabiane.
Lucas e Matheus Júnior, o tio e o sobrinho, já gravaram três músicas
Reprodução
Para o ano que vem, também há a ideia de um show em homenagem ao cantor.
“No começo de 2022, a gravadora vai fazer o show ‘Obrigado, Matheus’, no coliseu da cidade do Porto, em Portugal. Vai ter a participação de vários artistas, eu e o Matheus Júnior, todos cantando nossas músicas”, contou Lucas.
“Guardo comigo toda felicidade, amor, carinho. Ele sempre me apoiou. Sempre brincou bastante. Foi tudo muito bom. Sinto falta dele todos os dias”, finalizou Matheus Júnior.
Fotos mostram Lucas e Matheus Júnior, o tio e o sobrinho, e Lucas e Matheus, os irmãos
Divulgação
A dupla Lucas e Matheus tinha mais de três décadas de carreira e uma longa trajetória na Europa. Foram dezenas de discos gravados e várias conquistas, como 40 discos de ouro, 25 de platina e cinco de diamante pelos mais de 7 milhões de cópias já vendidas ao longo da trajetória artística.
O maior sucesso dos irmãos foi a música “Paciência”, gravada na década de 1990 (assista ao vídeo abaixo).
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.