Jovem baleia perdida no rio Tâmisa é sacrificada


A baleia estava presa na margem do Tâmisa, foi solta, mas começou a subir o rio na direção contrária ao mar e seu estado se deteriorou rapidamente. Socorristas tentam salvar filhote de baleia encalhado no rio Tâmisa, no Reino Unido, na segunda-feira (10)
Alberto Pezzali/AP Photo
Uma jovem baleia separada de sua mãe e perdida no rio Tâmisa, perto de Londres, no Reino Unido, teve de ser sacrificada, devido a uma deterioração de seu estado, disseram as equipes de resgate nesta terça-feira (11).
VÍDEO: Veja imagens do filhote de baleia encalhado no rio Tâmisa, no Reino Unido
LEIA TAMBÉM
Baleia natural de águas oceânicas morre após ficar encalhada em rio de água doce no Pará
Na madrugada de segunda-feira, as equipes de resgate desbloquearam o filhote da baleia-de-minke, que estava encalhado em uma zona de eclusas para controlar o fluxo de água no sudoeste de Londres.
O animal conseguiu escapar, quando estava sendo direcionado para uma parte mais profunda do rio e começou a subir o Tâmisa, em vez de nadar em direção ao mar.
“O estado da baleia se deteriorou nos últimos 45 minutos em que estivemos com ela”, disse a coordenadora nacional de resgate da British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), Julia Cable, na segunda-feira à noite.
“Não estava respirando bem e não teria sobrevivido por muito mais tempo”, acrescentou, observando que os veterinários do Zoológico de Londres administraram uma anestesia reforçada no cetáceo, que havia se separado de sua mãe.
O filhote, que media entre três e quatro metros de comprimento, mostrava um “comportamento preocupante” a ponto de “especialistas presentes temerem que ele não estivesse bem de saúde”, disse no domingo uma porta-voz do Royal National Lifeboat Institute (RNLI).
A baleia-de-minke é uma das menores espécies de baleia. Ela costuma alcançar dez metros de comprimento na idade adulta e vive no norte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Também foi encontrada em lugares tão distantes quanto o Ártico e o equador.
Em janeiro de 2006, uma grande baleia encalhou no rio Tâmisa, o que gerou enorme interesse. Ela morreu, enquanto era devolvida ao mar.
Veja os vídeos mais assistidos do G1