Jota Quest ressoa a habitual fluência pop no single ‘A voz do coração’


Gravada com o rapper Rael, música inédita é a primeira amostra do álbum autoral que a banda prepara desde setembro com produção de Paul Ralphes. Capa do single ‘A voz do coração’, da banda Jota Quest
Arte de Felipe Guga
Resenha de single
Título: A voz do coração
Artista: Jota Quest
Composição: Rogério Flausino, PJ e Rael
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * *
♪ Primeira amostra do álbum de músicas inéditas que o Jota Quest grava desde setembro de 2019, sob a batuta do produtor musical Paul Ralphes (galês residente no Brasil desde 1986), o single A voz do coração se faz ouvir desde sexta-feira, 17 de abril, em sintonia com a alta qualidade do repertório autoral mostrada pelo quinteto mineiro nos dois últimos (estupendos) álbuns de estúdio, Funky funky boom boom (2013) e Pancadélico (2015).
Composição de autoria do vocalista Rogério Flausino com o baixista PJ, A voz do coração se sustenta no groove sedutor e, às primeiras audições, soa (um pouco) diferente de tudo o que Jota Quest fez em 25 anos de carreira fonográfica, mas, ao mesmo tempo, o single reverbera paradoxalmente a fluência pop tão típica dessa banda mineira hábil em filtrar as matrizes da música black norte-americana para extrair um suingue tropical brasileiro.
A entrada do rap pop do parceiro Rael, aos dois minutos da gravação polida por Ralphes, contribui para dar sabor de novidade sem promover rupturas radicais no som, para manter o público conquistado pelo Jota Quest com cancioneiro geralmente festivo, pautado por boas vibrações.
Com capa que expõe arte do designer e artista plástico Felipe Guga, o single A voz do coração é o primeiro lançamento fonográfico em 2020 da banda de Rogério Flausino (voz), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclados), PJ (baixo) e Paulinho Fonseca (bateria).
Outros singles e EPs serão apresentados até a edição (em data ainda incerta) do próximo álbum do quinteto – o décimo disco de estúdio, se contabilizado o álbum independente de 1995 cujo repertório foi (parcialmente) regravado no álbum de 1996.
Música promovida com clipe caseiro produzido pelo baterista Paulinho Fonseca, A voz do coração sinaliza que vem por aí mais um pancadão pop do Jota Quest.