Jogador de ‘Valorant’ sofre ataque racista durante partida


Após insultos, engenheiro de software reportou jogador na plataforma do jogo e fez boletim de ocorrência. Em ‘Valorant’, agentes se enfrentam em times de cinco
Reprodução
Um jogador de “Valorant” sofreu ataques racistas durante uma partida neste domingo (5). O engenheiro de software Guilherme Assemany, de 27 anos, jogava online quando sofreu injúrias de outro jogador.
Segundo Assemany, ele fez um boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo e reportou o jogador dentro da plataforma, mas recebeu resposta automática e teve a reclamação marcada como resolvida. O G1 procurou a assessoria da Riot, desenvolvedora do jogo, e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
“Assim que terminou a partida, reportei o jogador utilizando a ferramenta dentro do jogo, saí do jogo e fiz um report também na plataforma de suporte no site. Porém, nessa plataforma, os reports parecem estar sendo respondidos de forma automática. O ticket é fechado automaticamente. Fiz isso duas vezes e o texto de resposta deles é o mesmo”, disse.
O engenheiro jogava com um amigo uma partida online. “Não consegui completar um objetivo no game e o jogador começou a fazer esses xingamentos. Meu amigo e eu falamos que ele estava sendo gravado e que a gente iria denunciar, mas ele não se importou”, contou. O vídeo gravado e publicado no YouTube por Assemany mostra o momento em que o outro jogador percebe que está sendo gravado.
Após o boletim de ocorrência, Assemany disse que pretende procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos nesta semana.
Injúria e assédio em jogos online
Injúrias e assédio são práticas frequentes em jogos online. Em abril, antes do lançamento oficial do “Valorant”, uma jogadora mostrou no Twitter comentários sexistas que recebeu enquanto jogava sozinha.
A produtora-executiva do jogo, Anna Donlon, respondeu que a situação era assustadora e que a desenvolvedora buscava soluções para acabar com a toxicidade nos jogos. “É por isso que não jogo solo. Sinto muito. Estamos buscando soluções de longo prazo para tornar seguro jogar ‘Valorant’ – mesmo na fila solo”, escreveu.
O jogo de tiro em primeira pessoa com heróis da Riot Games foi lançado em 6 de junho. As partidas são formadas por duas equipes de cinco jogadores cada.
Veja trailer de gameplay de ‘Valorant’