Jingles reciclados, onda de forró e ‘O homem disparou’: como foi a campanha musical no 1º turno


Veja cobertura musical da eleição: jingle ‘O homem disparou’ virou hit real, enquanto sucessos de Anitta, Safadão, Marília e mais viraram jingles. Mapa mostra domínio do forró nas capitais. Um jingle genérico chamado “O homem disparou” saiu do nada para virar hit de verdade. Por outro lado, sucessos reais de Anitta, Wesley Safadão, Marília Mendonça e outros viraram jingles. Os ritmos foram variados, mas o forró predominou nas capitais.
As três frases acima indicam os principais resultados do primeiro turno da eleição 2020 no Brasil no campo musical. O G1 Ouviu, podcast de música do G1, mostrou essas histórias. Ouça acima.
Da esquerda no sentido horário: Baitaca, Barões da Pisadinha, Manno Góes e Tones and I, compositores de músicas que foram bases para jingles eleitorais em 2020
Divulgação e Felipe Oliveira
Leia as reportagens da cobertura musical das eleições 2020 no G1:
Paródia ou reciclagem? Como a campanha eleitoral de 2020 virou um festival de hits reaproveitados
‘O homem disparou’: como um jingle eleitoral genérico em ritmo de pisadinha se espalha pelo Brasil
Ritmo dos jingles: forró é estilo mais presente nas campanhas para prefeito em capitais; veja mapa
“O homem disparou”, um jingle genérico em ritmo de forró no teclado, a pisadinha, foi o grande hit das eleições. Mas outras músicas já consagradas também tocaram bastante para exaltar candidatos, graças a um precedente judicial aberto por Tiririca em disputa contra Roberto Carlos.
Com relação aos ritmos, o forró foi o mais usado em jingles de candidatos a prefeitos em capitais do Brasil em 2020.Dos 316 candidatos, 181 haviam divulgado jingles nas redes sociais até o final de outubro. Dessas, 55 faixas são de forró, de longe o ritmo mais tocado.
Em seguida entres os mais comuns vêm pop (19), sertanejo (14), samba (11), funk (13), axé (13) e brega (12). Mas a distribuição por cidade variou. Veja o mapa abaixo:
No ritmo dos jingles
Élcio Horiuchi / G1
Os estilos musicais mais presentes nos jingles dos candidatos nas eleições 2020
VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento