Janelle Monáe revela intoxicação por mercúrio após adotar dieta restritiva


‘Comecei a sentir minha mortalidade’, afirmou a cantora em entrevista para a The Cut. Janelle Monáe no Met Gala 2019
Dimitrios Kambouris / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Janelle Monáe revelou que sofreu uma intoxicação por mercúrio. A cantora fez o relato após dar seu depoimento sobre maternidade para a The Cut.
Janelle conta que está pronta para ser mãe, mas está esperando o momento certo profissionalmente. Além disso, ela diz querer ter certeza que está suficientemente saudável após descobrir uma intoxicação por mercúrio.
“Comecei a sentir minha mortalidade”, disse a cantora. A intoxicação foi descoberta após Janelle adotar a dieta pescetariana. Semelhante ao vegetarianismo, a dieta inclui hortaliças, frutos, nozes, cereais, leguminosas, ovos e laticínios, mas também permite o consumo de peixes e e frutos do mar.
A entrevista não traz mais detalhes sobre o estado de saúde atual de Janelle. O assessor da cantora foi procurado por alguns veículos da imprensa internacional, mas não foi encontrado para falar sobre a recuperação da cantora.
Controle
Segundo especialistas, se o consumo de peixes for moderado, não há riscos para a saúde.
No caso das mulheres grávidas ou as que estiverem amamentando, e também crianças menores de três anos, é importante ter um cuidado maior com o consumo desse tipo de alimento, diz Francisco Miguel Celdrán, nutricionista da Universidade Católica San Antonio de Murcia, na Espanha. Os bebês, por exemplo, são muito vulneráveis aos efeitos nocivos do mercúrio.
O consumo de peixes e frutos do mar com concentração de mercúrio pode trazer problemas para os sistemas nervoso, digestivo e imunológico, além de afetar pulmões, rins e olhos.
Veja a entrevista exclusiva com a cantora Janelle Monae