Itália lança plataforma digital de cinema e cultura


Promovida pelo Ministério da Cultura, a ITsArt oferece um catálogo com mais de 700 conteúdos, alguns gratuitos e outros pagos. ITsArt
Divulgação
A partir deste mês de junho, a Itália passa a contar com uma plataforma digital de cinema e cultura. A ITsArt permite o acesso a filmes, museus e espetáculos que acontecem em todo o país.
Promovida pelo Ministério da Cultura, a plataforma oferece um catálogo com mais de 700 conteúdos, alguns gratuitos e outros pagos.
A plataforma começa com o concerto da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília dirigida pelo maestro Antonio Pappano, a ilustração musical da Vila de Poppea executada pelo parque arqueológico de Pompeia e uma visita digital da Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma com a música de Gavino Murgia, entre os espetáculos selecionados para o mês de junho.
“Um palco virtual que se soma ao real para multiplicar o público em todo o mundo, com a garantia de que o virtual nunca substituirá os espetáculos ao vivo”, explicou o ministro Dario Franceschini.
Através da plataforma é possível assistir desde filmes clássicos de mestres como Luchino Visconti, Federico Fellini e Vittorio De Sica até shows ao vivo no La Scala de Milão, no Teatro San Carlos em Nápoles ou na Ópera de Roma.
Outra seção permitirá a visita dos monumentos e museus mais famosos da Itália, incluindo o Museu Egípcio de Turim, as ruínas de Pompeia e o Coliseu de Roma.
Os conteúdos estarão disponíveis em italiano e inglês e, por enquanto, poderão ser acessados na Itália e no Reino Unido. Posteriormente, a plataforma estará acessível a partir de outros países.