Inscrições para vestibular 2022 da UFSC terminam na sexta-feira


Provas serão presenciais e estão programadas para os dias 29 e 30 de janeiro. Campus da Trindade, em Florianópolis, da UFSC
Diorgenes Pandini/NSC
As inscrições para o vestibular 2022 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terminam nesta sexta-feira (19). As provas serão presenciais e realizadas em 29 e 30 de janeiro. As inscrições devem ser feitas no site do concurso.
O vestibular 2022 vai ofertar 4.521 vagas em 102 cursos de graduação. O edital pode ser visto no site do concurso. A universidade tem cinco campi: em Florianópolis, Araranguá, no Sul do estado, Blumenau, no Vale do Itajaí, Curitibanos, no Oeste, e Joinville, no Norte.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O prazo para pagamento da taxa de inscrição, de R$ 155, se encerra na segunda (22), com a confirmação da inscrição preliminar agendada para a próxima quarta (24).
LEIA TAMBÉM:
Volta às aulas presenciais na UFSC tem data definida para 2022
Confira dicas para redação do Enem 2021
UFSC aprova línguas indígenas como equivalentes a idioma estrangeiro para pós-graduação
As provas presenciais serão feitas na Grande Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.
Podem concorrer às vagas estudantes que já tenham concluído o ensino médio ou terminem o curso até a data de matrícula na UFSC. Também podem participar candidatos que querem fazer a prova apenas por experiência, sem possibilidade de entrar na universidade.
Do total de vagas, 2.280 são reservadas à Política de Ações de Afirmativas da UFSC. Em todos os cursos ofertados, 50% das vagas são para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A PAA tem recorte de renda e percentuais reservados para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.
Provas
A primeira prova, do dia 29 de janeiro, ocorre das 14h às 18h. Serão 40 questões de múltipla escolha ou abertas de primeira língua (língua portuguesa e literatura brasileira ou Libras – 12 questões); segunda língua (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, Libras ou língua portuguesa e literatura brasileira – 8 questões); matemática (10 questões) e biologia (10 questões).
O segundo dia de prova, em 30 de janeiro, será das 14h às 19h. Serão 40 questões de múltipla escolha ou abertas de ciências humanas e sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de história [7], geografia [7], filosofia [2], sociologia [2] e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de física (10 questões), química (10 questões) e a redação.
Segurança sanitária
Para tornar o ambiente mais seguro na hora das provas, a universidade estabeleceu protocolos sanitários, que devem estar descritos no edital, como o uso obrigatórios de máscaras. A universidade indica o uso de máscaras modelo N95 ou similar. Quem se recusar a usar a máscara não poderá realizar as provas.
Será proibido o consumo de alimentos – os candidatos poderão levar apenas garrafa de água de material transparente – bem como a aglomeração de pessoas nas proximidades dos locais de prova.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC