Inep divulga orientações e medidas contra a Covid-19 para inscritos nos exames nacionais


Participante que apresentar sintomas até uma semana antes da aplicação da prova não deverá comparecer no local do exame. O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021. Participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação devem se inscrever para o Enem 2021 impresso.
getty images
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (20), orientações com procedimentos que deverão ser adotados por aqueles que participarem dos exames aplicados pelo órgão, como o Enem.
Segundo o documento “Orientações gerais de prevenção à COVID-19”, disponível no site do Inep:
É obrigatório usar máscaras cobrindo boca e nariz desde a entrada até a saída do local de provas
Não serão obrigados a usar máscara os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial
Durante a aplicação das provas, será permitido retirar a máscara por um momento breve apenas para o candidato beber água e alimentar-se
É recomendado que cada participante leve sua própria garrafa de água. Ela não precisa ser transparente
Todos deverão manter a distância de 1,5 metro antes e durante a aplicação das provas, como na ida ao banheiro, nos corredores, na fila para entrar nas salas etc
Os locais de provas terão álcool em gel disponível a todos, mas cada pessoa pode levar o seu próprio frasco
Será permitido ao participante realizar as provas com luva transparente ou semitransparente
Chegar com antecedência de uma hora é uma das orientações para facilitar a entrada com respeito ao distanciamento social
O fiscal dos exames pedirá que o candidato retire a máscara no momento de identificação, antes de entrar na sala de provas, para conferir a fisionomia do inscrito e a sua foto no documento pessoal.
As provas estarão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano por um período mínimo de três meses anteriores à aplicação do exame. Antes da entrega nominal aos participantes, o chefe de sala higienizará as mãos com álcool.
O documento frisa ainda que, em caso de descumprimento das obrigações de prevenção à Covid-19 ou de infração diante das orientações da equipe de aplicação, o participante será eliminado sem direito à reaplicação da prova.
Enem em 90 segundos
Veja também:
Metas do Inep para o ano não incluem aplicação do Enem 2021
Férias de julho e vestibular: veja 6 dicas para equilibrar estudo e descanso
Enem 2021 tem 4 milhões de inscritos, menor número desde 2007
Candidato com sintomas
Caso o inscrito apresente algum dos sintomas da Covid-19 uma semana antes ou na véspera da aplicação das provas, o Inep orienta que o candidato não compareça ao local do exame e solicite reaplicação pelo site do Instituto, em “Página do Participante”. No momento da solicitação, o candidato precisa anexar um documento que comprove a presença dos sintomas. O pedido, então, será analisado pelo Inep.
Vídeos: os dez mais assistidos do G1 em junho