Inep anula duas questões do Enem 2020


Gabaritos oficiais foram divulgados nesta quarta-feira (27). Uma questão em ciências da natureza e outra em matemática foram anuladas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve duas questões anuladas na edição de 2020.
De acordo com o gabarito oficial do exame, divulgado nesta quarta-feira (27), uma questão em ciências da natureza e outra em matemática foram invalidadas e não irão computar a nota final do desempenho do estudante.
As provas contêm as mesmas questões para todos os candidatos, mas a ordem varia conforme a cor do caderno de questões. As que foram anuladas tratavam da alteração cromossômica no café arábica e de probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto.
As questões anuladas são:
Prova amarela: questão 114 em ciências da natureza e 141 em matemática
Prova azul: questão 135 em ciências da natureza e 157 em matemática
Prova Cinza: questão 129 em ciências da natureza e 156 em matemática
Prova Rosa: questão 94 em ciências da natureza e 143 em matemática
A questão anulada em ciências da natureza foi apontada por professores ouvidos pelo G1 após a aplicação do Enem 2020 como uma das que traziam conflito nas respostas. Confira abaixo como ela apareceu na prova amarela:
Inep anula questões do Enem 2020: na imagem, questão de ciências da natureza abordava a alteração cromossômica no café arábica
Reprodução/Inep
A questão anulada em matemática tratava de probabilidade na brincadeira de amigo secreto. Confira como ela apareceu na prova amarela:
Inep anula questões do Enem 2020: em matemática, uma pergunta sobre probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto foi invalidada.
Reprodução/Inep
É importante lembrar que o número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.
No Enem, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Um exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.
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