Incêndio no Parque Estadual do Aguapeí mobiliza Corpo de Bombeiros pelo 5º dia consecutivo


Áreas em chamas ficam entre municípios como Monte Castelo e São João do Pau d’Alho. Corporação informou que cerca de 500 hectares já foram destruídos. Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Um incêndio em uma Área de Preservação Permanente (APP) no Parque Estadual do Aguapeí mobiliza o Corpo de Bombeiros pelo quinto dia consecutivo nesta quinta-feira (17). As áreas em chamas ficam entre municípios como Monte Castelo e São João do Pau D’Alho.
Conforme a corporação, vários pontos do parque estão sendo queimados pelo fogo.
Os bombeiros ainda informaram à TV Fronteira que ainda tem focos de incêndio no local e que o trabalho de contenção tem sido ainda mais complicado devido ao tempo seco e a baixa umidade do ar.
O local, segundo a corporação, é de difícil acesso.
O Corpo de Bombeiros estima que a queimada tenha destruído cerca de 500 hectares de um total de 9.043,970 hectares do parque estadual.
Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Parque Estadual do Aguapeí
Criado em 1998, o Parque Estadual do Aguapeí e o Parque Estadual do Rio do Peixe fazem parte da região conhecida como Pantaninho Paulista que, semelhante ao Pantanal brasileiro, apresenta ambiente predominantemente alagadiço.
Embora os Parques Aguapeí e Rio do Peixe estejam isolados por terra, eles estão conectados pelas águas dos rios que lhes emprestam nome, pois deságuam no rio Paraná a algumas dezenas de quilômetros um do outro, num fluxo contínuo de nutrientes e espécies. As principais formações vegetacionais do parque são Floresta Estacional Semidecidual Sub-Montana (Mata Atlântica) e vegetação de várzea, onde foram listadas 154 espécies da flora nativa.
Quanto à fauna, como o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, o bugio, o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-anão, e inúmeras espécies de aves, como a anhuma, o cardeal-do-pantanal, o jaburu, entre outros, dependem diretamente dos ambientes lacustres, pois estão inseridos na teia alimentar que sustenta a biodiversidade deste lugar.
O Parque Estadual do Aguapeí possui 9.043,970 hectares.
Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.