Hyundai vê cliente receoso com turbo e descarta motor para o Creta


Montadora decidiu manter versões com o 1.6 aspirado no novo HB20, ainda que tenha menos torque e consumo pior. Hyundai Creta 2019
Fabio Tito/G1
A Hyundai volta a apostar em motor turbo. Por outro lado, ainda vê clientes receosos com este tipo de tecnologia. Até por isso, decidiu manter versões com o 1.6 aspirado no novo HB20, ainda que tenha menos torque e consumo pior.
O novo 1.0 de 3 cilindros turbinado tem a mesma base do motor que equipava o HB20 anterior. Mas ganhou injeção direta e perdeu o tanquinho de partida a frio. Com isso, a potência saltou para 120 cavalos, enquanto o torque pulou para 17,5 kgfm, disponíveis entre 1.500 e 3.500 rpm.
Líder de vendas, Onix ganha nova geração; veja as impressões
Este motor irá equipar as versões topo de linha do HB20, nas carrocerias hatch e sedã, mas, curiosamente, não estará disponível no aventureiro, HB20X.
Motor turbo é a novidade nas versões mais caras do HB20
Divulgação
Neste caso, apenas o 1.6 de quatro cilindros e 130 cv e 16,5 kgfm estará disponível. Ele é o mesmo motor já usado no Creta.
De acordo com o gerente geral de produto da Hyundai Motor Brasil, Rodolfo Stopa, a decisão é justificada pela dificuldade de homologar este motor para uma versão que irá representar apenas 10% das vendas.
Além disso, Stopa ainda vê certa resistência por parte dos clientes. “O turbo ainda está começando. Como nicho, escolhemos uma motorização mais segura. Então, achamos que este não é o momento correto para nos desfazermos do 1.6.”, afirmou.
No entanto, o futuro do motor turbo vai depender da aceitação dos clientes. “Parte do público ainda acredita que o motor maior é melhor, mas isso está mudando”, disse Stopa.
Se essa mudança acontecer de forma rápida, o motor 1.6 pode até desaparecer do catálogo do HB20. “Não temos problema nenhum em mudar”, completou.
No entanto, o mesmo não deve acontecer com o Creta, de quem o HB20 herdou o motor 1.6. Questionado sobre a possibilidade de o SUV compacto se tornar turbo, Stopa foi enfático. “Sem planos para o 1.0 no Creta”, disse.
G1 já andou no novo HB20. Assista:
Hyundai HB20 2020: G1 avalia lançamento