Hits internacionais voltam a crescer e levam Dua Lipa e Lady Gaga ao topo no Brasil em 2020


Espaço para sucessos estrangeiros vinha caindo, mas eles voltaram a subir neste ano. Em 2019, nenhum artista de fora chegou ao nº1 no Spotify, mas em 2020 Dua Lipa e Lady Gaga conseguiram. Em 2020, os hits internacionais recuperaram parte do espaço perdido para os sucessos nacionais em streaming. O brasileiro ainda prefere de longe sucessos locais, mas voltou até a colocar faixas estrangeiras no nº1, mostra levantamento do G1 com base em dados do Spotify.
De 2017 para 2018, quando o streaming estava se popularizando no Brasil, os sucessos de fora despencaram em presença no Top 200 diário de faixas mais ouvidas. O movimento seguiu no ano passado, mas agora se inverteu.
Em 2019, nenhum artista estrangeiro chegou ao nº 1 diário. Em 2020, Dua Lipa e Lady Gaga alcançaram o feito raro, ao menos por alguns dias. “Don’t start now”, de Dua Lipa, foi um dos 10 hits que marcaram o ano na lista do G1. Ouça o podcast acima e veja o vídeo mais abaixo.
O levantamento considera apenas as audições de músicas enquanto elas estavam no ranking diário de 200 faixas mais ouvidas do Brasil no Spotify.
A partir dos dados de audição do ranking, o G1 categorizou os estilos de todos os artistas presentes e contabilizou a audição de cada gênero a partir de 2017, quando os rankings começaram a ser divulgados.
Os dados foram compilados de 1 de janeiro a 15 de dezembro de 2020.
Dua Lipa e Lady Gaga conseguiram breves reinados no ranking, feito que nenhum artista de fora conseguiu em 2019. Gaga foi acompanhada de Blackpink em “Sour candy” e de Ariana Grande em “Rain on me”.
Veja os 10 hits que marcaram o ano