Google faz homenagem aos 30 anos da rede mundial de computadores

Página inicial do Google em homenagem aos 30 anos da World Wide Web

Página inicial do Google em homenagem aos 30 anos da World Wide Web
Reprodução/Google

Em março de 1989, o engenheiro de software Tim Berners-Lee publicou o “Information Management: A Proposal”, documento que daria origem a rede mundial de computadores, a World Wide Web, também conhecida pelo www.

A ideia inicial era ajudar colegas do CERN, um laboratório de física nuclear na Suíça, a compartilhar informações entre vários computadores. Hoje, 30 anos depois, são quase 2 bilhões de sites online que tiveram como origem o projeto de Berners-Lee

Nesta terça-feira (12), o feito está sendo homenageado por um Doodle, as ilustrações temáticas que aparecem na página inicial do Google em datas importantes.

A logo do buscador ganhou uma aparência mais geométrica, como uma imagem em equipamentos antigos. Além disso, há um computador conectado à internet discada e um globo que carrega na tela vagarosamente. 

“Há pouquíssimas inovações que realmente mudaram tudo”, disse Jeff Jaffe, CEO do World Wide Web Consortium. “A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo.”

O Google explica no texto de apresentação do Doodle que internet e World Wide Web não devem ser confundidas. A internet teve sua origem na década de 1960, algumas décadas antes do projeto de Berners-Lee.