Google Duplex: robô que ‘simula’ humano no telefone é lançado no Brasil


Ferramenta pode atender ligação e conversar com pessoas reais. Parceria com TSE permitirá que eleitores confirmem local de votação. Google lança nova ferramenta
Andrew Kelly/Reuters/Arquivo
O Google anunciou nesta terça-feira (14) a chegada ao Brasil do Duplex, uma ferramenta que imita seres humanos para fazer ligações automáticas por telefone e que foi lançada em 2018.
O Duplex está sendo usado no Brasil para fazer ligações para empresas e confirmar dados como o horário de funcionamento desses locais para atualização nas buscas, por exemplo. Segundo o Google, cerca de 200 ligações diárias são feitas no momento.
“Com o Duplex, o Google quer ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes de forma cada vez mais rápida, simples e natural”, diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
O Google disse ainda que o Duplex também poderá ser usado para comprar ingressos de cinema de uma bilheteria com a qual a empresa fechou parceria, a ingresso.com. Ao pesquisar sobre um filme e clicar no horário da sessão, o buscador mostrará uma opção para comprar pelo Google Assistente.
A ferramenta também será usada no contexto das eleições de 2022, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os usuários poderão usar comandos de voz no Google Assistente para verificar o local de votação, mas a empresa ainda não explicou como isso funcionará.