Garibaldi: na capital brasileira do espumante, embarque na Maria Fumaça e brinde nas vinícolas


Roteiro do Descubra o Brasil na região inclui ainda experiência em fábrica de cristais e uma viagem no tempo a bordo da Maria Fumaça. DESCUBRA O BRASIL – Garibaldi
Colada a Bento Gonçalves, Garibaldi é um reforço e tanto no turismo no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Enquanto a vizinha chama atenção pelos vinhos, ela guarda a Rota dos Espumantes e já se tornou a capital brasileira da bebida.
É para tanto: não faltam vinícolas e parreirais espalhados pela rota, que tem um clima interiorano e um sobe e desce por estradinhas.
Por lá, o turista passeia por vinhedos e acompanha a produção dos espumantes, desde a plantação até o engarrafamento. E o mais esperado: participa de degustações.
O Descubra o Brasil foi até Garibaldi e também embarcou no trem Maria Fumaça, que passa pela cidade, saindo de Bento Gonçalves, tendo como destino outra vizinha, Carlos Barbosa.
No percurso, o trem é “invadido” por músicos que anima os passageiros com canções gaúchas, italianas, danças e interpretações que homenageiam os imigrantes.
No vídeo acima, ainda é possível ter uma ideia de como é a experiência numa fábrica de cristais, onde o turista acompanha o processo de produção e ainda pode tentar se aventurar a fazer sua própria obra de arte.
Arte
Aparecido Goncalves/G1
Parreiral ao lado de vinícola em Garibaldi, no Rio Grande do Sul
Marcelo Brandt/G1
Na lavoura, homem trabalha com uvas que serão usadas na fabricação de espumantes em Garibaldi, no Rio Grande do Sul
Marcelo Brandt/G1
Maria Fumaça percorrendo trilhos em Bento Gonçalves e Garibaldi
Marcelo Brandt/G1
Turistas dançam ao som de música italiana em vagão da Maria Fumaça, em Bento Gonçalves e Garibaldi
Marcelo Brandt/G1
Produção de cristal em Garibaldi (RS): turista pode passear pelo processo de produção
Marcelo Brandt/G1
Turista pode participar da tentativa de fabricação do cristal em Garibaldi (RS)
Marcelo Brandt/G1