Gabarito do Enem 2020 – Prova azul – 1º dia


Por causa do método de correção chamado TRI, não é possível calcular nota final com base no número de acertos. Resultados individuais só sairão em 29 de março. Os gabaritos da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram divulgados nesta quarta-feira (27), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Abaixo, veja as respostas corretas da prova AZUL, no PRIMEIRO DIA:
Gabarito do Enem 2020 – prova azul – 1º dia
Reprodução/Inep
Enem 2020: pedidos de reaplicação devem ser feitos até sexta
Abstenção do Enem 2020 é de 55,3%
TRI: o método ‘antichute’
É importante lembrar que o número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.
No Enem, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Um exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.
Entenda os detalhes da TRI.
As notas finais das provas objetivas e da redação serão divulgadas pelo Inep no dia 29 de março, inclusive para quem participará da reaplicação do Enem (em 23 e 24 de fevereiro).
Cronograma do Enem
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
Resultados: 29 de março
Vídeos: Enem 2020