Furacão Zeta ganha força ao se aproximar da costa da Louisiana, nos EUA


Tempestade de categoria 1 se desloca com ventos de 150 km/h; serviço de monitoramento dos Estados Unidos alerta para risco de alagamentos. Imagem de satélite mostra o furacão Zeta se aproximando da costa da Lousiana, nos EUA, nesta quarta-feira (28)
Reprodução/Twitter/NHC
o
O furacão Zeta ganhou força ao se aproximar da costa da Louisiana, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (28), segundo o serviço de monitoramento de furacões do país.
O Zeta se mantém na categoria 1, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), depois de reduzir brevemente sua intensidade. A escala de medida da gravidade dos furacões vai de 1 a 5, esta última como a mais destrutiva.
O furacão viaja pelo Golfo do México com ventos de até 150 km/h.
Os meteorologistas do NHC preveem que o fenômeno poderá tocar o solo de Nova Orleans às 14 horas (16 horas em Brasília) com ainda mais força, como um furacão de categoria 2. Há também alerta para o risco de alagamentos e aumento no nível do mar.
Na terça-feira (27) o furacão perdeu força ao passar pela península de Yucatán, no México, e chegou a ser rebaixado a tempestade tropical. Um alívio para a região que foi duramente atingida pelo furacão Delta, no início de outubro.
O Zeta é a quinta grande tempestade que tocou a costa da Louisiana neste ano. A temporada atual de furacões no Atlântico bateu recordes e já registrou 27 temporais. A lista de nomes previstos para os ciclones e furacões se esgotou e os meteorologistas passaram a identificá-los com o alfabeto grego.
VÍDEOS: Furacões, tufões e tempestades de 2020
)