Frejat refaz ‘Pergunta urgente’ de Nenung com delicadeza em single do quarto álbum solo


Cantor lança em maio o disco ‘Ao redor do precipício’ com 13 músicas no repertório quase inteiramente inédito e autoral. Capa do single ‘Pergunta urgente’, de Frejat
Ilustração de Julia Pellagatti Frejat
Resenha de single
Título: Pergunta urgente
Artista: Frejat
Compositor: Nenung
Gravadora: Edição independente do artista
Cotação: * * * 1/2
♪ “Uma pergunta é urgente: / A vida segue se eu desviar?”, questiona-se Roberto Frejat nos versos que abrem e fecham Pergunta urgente, música do compositor gaúcho Nenung.
Lançada pelo autor zen-budista no disco Incendeia tua aldeia (2019), a balada está sendo reapresentada por Frejat nesta quinta-feira, 12 de março, como o primeiro single do quarto álbum solo do ex-vocalista e guitarrista da banda Barão Vermelho.
Intitulado Ao redor do precipício, o primeiro álbum solo de Frejat desde Intimidade entre estranhos (2008) tem lançamento previsto para maio deste ano de 2020. O disco alinha 13 gravações inéditas em repertório quase inteiramente autoral.
A exceção é justamente Pergunta urgente, canção sobre impasses afetivos e existenciais que está na mira de Frejat desde 2016, quando a composição lhe foi apresentada por Nenung.
Com o reforço vocal de Ritchie, Frejat refaz Pergunta urgente de Nenung em gravação que valoriza a balada por conta da produção musical orquestrada pelo próprio Frejat com Kassin, Humberto Barros e Maurício Negão.
Evidenciando o toque delicado do piano de Humberto Barros e do pedal steel de Rick Ferreira, o arranjo da gravação de Frejat é reverente ao tom reflexivo, quase meditativo, da canção de Nenung. Kassin toca baixo e violão no single que expõe ilustração de Julia Pellegatti Frejat na capa.
O outro violão é tocado por Frejat, sem pesar a mão no registro dessa canção que reflete com serenidade sobre urgentes questões existenciais que brotam nos relacionamentos afetivos.
Refeita por Frejat em apropriado tom pop folk, Pergunta urgente ganha relevo em single que cria boa expectativa para álbum solo que traz de volta para o trilho autoral – após bailes-shows com repertórios alheios – este roqueiro carioca que sempre transitou bem pela atmosfera calma das baladas.