Foto de formigas que venceu concurso fará você pensar nas aulas de biologia: ainda lembra o que é mutualismo?


Edição 2021 do concurso da “Royal Society of Biology” tinha como tema “interconectados”. Formigas se alimentam da excreta do pulgão e em troca oferecem proteção contra predadores.
Vishwanath Birje/Royal Society of Biology
Mutualismo: interações entre indivíduos de espécies diferentes na qual os dois têm vantagens ou lucram, de forma similar às interações comerciais na sociedade humana.
A foto escolhida como vencedora da edição 2021 do concurso da “Royal Society of Biology” mostra a interação entre formigas e uma espécie de pulgão.
Os insetos se alimentam da “melada”, o material que é excretado pelo pulgão após processar a seiva e eliminar gotículas ricas em açúcares. Em troca, as formigas oferecem proteção contra predadores. Eis a forma como os dois animais construíram uma relação “mutualística”.
Veja finalistas de concurso que premia fotos mais engraçadas de animais selvagens
Concurso mundial de fotografia anuncia vencedores da edição 2021; veja galeria
“Há muitos eventos mágicos acontecendo na natureza ao nosso redor – eu estava apenas sendo curioso e observador”, explicou Vishwanath Birje, que tirou a foto em Thane, na Índia.
Abaixo, veja outras imagens vencedoras do concurso, que neste ano tinha como tema “interconectados”.
Padrões na imagem mostram o Bacillus subtilis cultivados em uma placa ágar dextrose, que é um meio de cultura destinado ao isolamento e identificação de fungos e leveduras
Alice Feng/Royal Society of Biology
Interação entre vespa e barata: Espécie de vespa é conhecida por inocular um veneno no cérebro da barata, deixando a “zumbificada”. Depois, a vespa usa a barata como local para cultivar seu ovo.
Ripan Biswas/Royal Society of Biology
Um exemplar de lagartixa-tokai é predada por uma cobra-da-árvore dourada
Wei Fu/Royal Society of Biology
G1 no YouTube