Ford lança nova família Bronco, que pode chegar ao Brasil


Modelo é famoso por ter sido usado na fuga do ex-jogador de futebol americano OJ Simpson em 1994. Nova família Ford Bronco
Divulgação
A Ford revelou nesta segunda-feira (13) a nova geração do Bronco, um dos lançamentos mais esperados da indústria automotiva em 2020.
Mais do que um modelo, Bronco agora será uma família de SUVs, composta por 3 veículos:
Bronco 2 portas
Bronco 4 portas
Bronco Sport
Os dois primeiros possuem maior aptidão off-road, enquanto o terceiro traz maior apelo urbano – para concorrer em um segmento de maior volume de vendas. Um ponto de contato entre eles, além do nome, é a tração 4×4.
Os Bronco 2 e 4 portas podem sair de fábrica com duas motorizações, ambas da família EcoBoost: 2.3 de 4 cilindros e 270 cavalos ou V6 de 2.7 litros e 310 cv. Há opções de câmbio manual de 7 marchas ou automático, de 10 marchas.
Já o Bronco Sport tem duas opções menos potentes, mas também EcoBoost: 1.5 de 3 cilindros e 181 cv, ou o 2.0 de 245 cv.
Nova família Ford Bronco
Divulgação
O novo Bronco também será um veículo global, vendido em diversos países do mundo, além dos Estados Unidos. A produção está programada para começar no início de 2021, com as vendas sendo abertas poucos meses depois.
Ao menos uma das versões inclusive pode ser vendida no Brasil – unidades do modelo apareceram rodando em testes em solo nacional. A Ford, no entanto, não confirma a comercialização por aqui.
O Bronco é um modelo bastante conhecido pela robustez – um dos seus rivais é o Jeep Wrangler, além de ser um ícone da Ford. Antes dessa nova geração, ele foi produzido durante 30 anos, entre 1966 e 1996.
Fama indesejada
Ford Bronco branco (dir.) usado na fuga de OJ Simpson em 1994
Mike Nelson/AFP/Arquivo
Um outro fato – bem menos louvável – também ajudou a construir a fama do Bronco. Esse foi o carro usado na fuga do ex-jogador de futebol americano OJ Simpson, em 1994. A perseguição policial que se prolongou por quase 100 km foi transmitido para 95 milhões de pessoas pela TV americana.
Simpson, que era procurado pela polícia, não estava na direção do veículo, e sim o seu ex- companheiro de Buffalo Bills, Al Cowlings.
Curiosamente, a Ford havia marcado o lançamento da nova família Bronco para 9 de julho, dia do aniversário de Simpson. Porém, com a associação da data, a empresa resolveu adiar a estreia para esta segunda.
Oficialmente, a empresa disse que mudou a estreia por “respeitar algumas preocupações levantadas anteriormente sobre a data, que foi pura coincidência”.