Família de onça-pintada com dois filhotes é solta na natureza, na Argentina; veja vídeo


Resgatada em território brasileiro, mãe e filhotes vão viver no Parque Nacional Iberá, no nordeste argentino. Iniciativa visa a reconstruir a fauna da região. Família de onça-pintada com dois filhotes é solta na natureza, na Argentina
Uma equipe de conservação ambiental da Argentina devolveu à natureza uma família de onças-pintadas, informaram autoridades locais no sábado (17). Veja no VÍDEO acima.
A onça Juruna, nascida em território brasileiro, foi introduzida ao Parque Nacional Iberá, no nordeste argentino, junto aos filhotes Sasgua’a e Saso. Eles se juntarão a outra família de onças que já tinham sido reintroduzidas nessa reserva recentemente.
Há 70 anos, esses felinos eram considerados extintos na região. Estima-se que entre 200 e 300 onças apenas vivam em toda a Argentina, devido à caça e à destruição de seu habitat natural.
Família de onças-pintadas introduzidas ao Parque Nacional Iberá, na Argentina, em 16 de abril
Rewilding Argentina / AFP
Parque Iberá
Conservacionistas acreditam que a reintrodução das onças ao parque ajudará o ecossistema da mata do nordeste argentino.
“Está comprovado que o retorno de espécies-chave no funcionamento dos ecossistemas, como a onça-pintada, contribui para reverter a crise de extinção de espécies, nos ajuda a sequestrar dióxido de carbono para conter o aquecimento global e evita o surgimento de novas pandemias”, afirmou Sebastián Di Martino, diretor de conservação da Rewilding Argentina, à agência France Presse.
Localizado na província de Corrientes, o Parque Iberá é uma área protegida de quase 200 mil hectares de estuários, rios e lagoas rodeada de pastagens e montanhas com grandes árvores e uma fauna variada. Antes da pandemia, a reserva recebia cerca de 45 mil visitantes por ano.