Exame de português para estrangeiros já tem data marcada

Exame de proficiência será realizado em maio

Exame de proficiência será realizado em maio
SÉRGIO NEVES/ESTADÃO CONTEÚDO

A primeira edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2019 será aplicada de 28 a 30 de maio, em Postos Aplicadores no Brasil e no exterior. A inscrição será realizada exclusivamente pela internet, de 18 a 22 de março.

O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da Língua Portuguesa pelas Instituições de Educação Superior (IES), destinado a brasileiros e estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil. O edital com detalhamento do cronograma e regras tem publicação prevista para a primeira quinzena de março.

O exame para obtenção de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é aplicado no Brasil e em outros países com o objetivo do de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. O Inep é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.