Espécie de pássaro ameaçada de extinção é resgatada por morador de Itapeva


David Tenório disse que o pássaro, da espécie maria-leque-do-sudeste, entrou na casa e se enroscou na janela. Ele fez o resgate da ave e, em seguida, devolveu à natureza. Espécie de ave ameaçada de extinção é resgatada por morador de Itapeva (SP)
David Tenório/Arquivo Pessoal
Uma espécie de pássaro ameaçada de extinção foi resgatada pelo morador de uma chácara de Itapeva (SP) e chamou a atenção.
Segundo David Tenório, o pássaro, da espécie maria-leque-do-sudeste, entrou na casa e se enroscou na janela. Na sequência, ele fez o resgate da ave e a devolveu para a natureza. Um vídeo enviado para a TV TEM mostra o momento em que o morador está com a ave (veja abaixo).
Espécie de pássaro ameaçada de extinção é resgatada por morador de Itapeva
Com cerca de 17 centímetros a maria-leque-do-sudeste é uma ave comum na Mata Atlântica, encontrada nas matas de Minas Gerais e do Espirito Santo à Santa Catarina.
Monitoramento do ninho de maria-leque-do-sudeste revela características da ave
De plumagem marrom fosco, cabeça, dorso e asas marrons e partes inferiores mais pálidas, a ave se destaca pela crista que, quando totalmente estendida, forma um leque colorido. Além do laranja, tons de preto e azul dão o “charme” nas penas.
O bico com formato de pinça ajuda na captura de insetos dotados de grandes asas, como borboletas e libélulas. Mamangavas e vespas também compõem a dieta da ave, que caça as presas em pleno voo e retorna ao poleiro de onde partiu.
No período reprodutivo, a maria-leque-do-sudeste constrói o ninho com musgo, folhas secas e fibras vegetais.
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região