Escolas da rede estadual retomam aulas presenciais obrigatórias em Presidente Prudente


Dirigente regional de ensino diz que ‘unidades estão adequadas’. Já na rede municipal, retorno de 100% dos estudantes às aulas presenciais segue indefinida. Segunda-feira foi de retomada de 100% dos estudantes às aulas presenciais
Marcos Santos/USP Imagens
Alunos das escolas estaduais de Presidente Prudente (SP) retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (18). Na última quarta-feira, dia 13, o governo estadual anunciou que voltam a ser obrigatórias para 100% do ensino presencial.
A Escola Estadual Florivaldo Leal, por exemplo, os estudantes passaram pela aferição de temperatura na entrada e podem contar com dispositivos com álcool gel espalhados pelo prédio.
No total, a unidade tem matriculados cerca de 600 alunos entre os ensinos fundamental 2 e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A dirigente regional de ensino de Prudente, Marta Oliveira, disse em entrevista à TV Fronteira que “as escolas estão adequadas”. “Desde o início da pandemia vem um investimento para essa adequação tanto do espaço físico quanto os produtos pra higienização das mãos”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Como preparar crianças e adolescentes para a volta às aulas presenciais
Volta às aulas presenciais obrigatória em SP: perguntas e respostas
Retomada de 100% dos estudantes às aulas presenciais ainda segue indefinida na rede municipal em Presidente Prudente
Aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para 100% dos alunos em SP a partir de segunda-feira
Seduc diz que retomada de 100% dos alunos em aulas presenciais em Presidente Prudente será analisada com o Conselho Municipal de Educação
Conselho Municipal de Educação de Presidente Prudente diz que convocar 100% dos alunos para aulas presenciais é um risco ao público e seu núcleo familiar
Segundo a dirigente, a unidade Florivaldo Leal já atendia quase 100% da capacidade, mas, até então, era opcional para os pais. A presença de alunos variava de 80% a 90%, conforme Oliveira.
“A partir de hoje [segunda-feira, 18] é obrigatório para todos eles. Essa escola [Florivaldo Leal] consegue atender 100% dos alunos”.
Oliveira ainda explicou que alunos que comprovadamente compõem algum grupo de risco da Covid-19 podem manter o ensino remoto com aulas síncronas e Centro de Mídias.
“Agora é o momento de retorno. Nós já tivemos muitas perdas com o ensino remoto. Atendeu dentro do que foi necessário, por conta da pandemia, mas agora nada substitui o presencial”, disse a dirigente de ensino à TV Fronteira.
Outras unidades
Em relação às escolas municipais, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que ainda não definiu como vai ficar a retomada de 100% dos estudantes às aulas presenciais. A situação deve ser analisada em conjunto com o Conselho Municipal de Educação (Comed).
O Conselho Municipal de Educação (Comed) de Presidente Prudente informou ao g1, por meio de nota pública, que convocar 100% dos alunos para as aulas presenciais é colocar em risco a integridade física desse público e das pessoas com comorbidade que compõem seus núcleos familiares.
Já o Sindicato das Escolas Particulares disse que atenderá 100% dos alunos.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.