‘Era uma vez…’ estreia no Globoplay; relembre triângulo amoroso


Trama das 18h teve Herson Capri, Drica Moraes, Cláudio Marzo, Andréa Beltrão, Antonio Calloni, Tuca Andrada, Cláudio Heinrich e Deborah Secco. Drica Moraes e Herson Capri em ‘Era uma Vez…’
Arley Alves/Globo
A novela “Era uma vez…” estreia nesta segunda-feira (16) no Globoplay. Exibida em 1998, a novela de Walther Negrão acompanhava três gerações para mostrar que não existe tempo ideal para amar e ser feliz.
Para entrar no clima, o G1 relembra alguns dos principais momentos, além de curiosidades, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).
Depoimento – Drica Moraes: “Era Uma Vez…”
A trama acompanha o veterinário Álvaro (Herson Capri), viúvo que mora com os quatro filhos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) – no sítio de seu pai, Pepe (Elias Gleizer).
Elias Gleiser, Alexandre Lemos, Pedro Agum, Alessandra Aguiar e Luiza Corvo em ‘Era Uma Vez…’, 1998
Arley Alves/Globo
É apaixonado por Bruna (Andréa Beltrão), advogada da fábrica de chocolate de Xistus (Cláudio Marzo). Mimada, ela não suporta dividir a atenção do namorado com seus filhos.
Tudo muda com a chegada de Madalena (Drica Moraes) à cidade para ser governanta da casa de Xistus. Simpática e simples, cativa Álvaro, e os filhos e o próprio Xistus, que se une a Bruna para atrapalhar o romance.
Herson Capri e Andréa Beltrão em ‘Era Uma Vez…’, 1998
Nelson Di Rago/Globo
Madalena chega com seu grande amigo Maneco Dionísio (Antonio Calloni) e guarda um segredo: ela foge do ex-marido Danilo (Tuca Andrada), possessivo e violento. Quando ele descobre seu paradeiro em Nova Esperança, muitos conflitos acontecem.
A novela também conta as histórias de Filé (Cláudio Heinrich), que vive o auge da fase de namoros e brigas. Apaixonado pela bem-comportada Emília (Deborah Secco), ele namora a ousada Cindy (Raquel Nunes). Já Emília gosta de Júlio (André Gonçalves), que só pensa em estudar.
Deborah Secco e Claudio Heinrich em ‘Era Uma Vez…’, 1998
Arley Alves/Globo
Curiosidades e bastidores
“Era uma Vez…” tinha referências aos clássicos da literatura infantil e do cinema, como “Pinóquio”, “A Noviça Rebelde” e “Mágico de Oz”.
A atriz Sura Berditchevsky fez o papel de Letícia e também dirigia o núcleo infantil da Globo.
A novela foi exibida em Portugal, Polônia, Turquia, Uruguai e Venezuela.
Na reta final da novela, o autor reviveu os personagens Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio), da novela “O Primeiro Amor” (1972) e do seriado “Shazan, Xerife e Cia.” (1974). A homenagem era pelos 25 anos de vida dos personagens.
Algumas cenas do primeiro capítulo foram gravadas em Barcelona, na Espanha, mostrando a perseguição de Madalena e Maneco por Danilo (Tuca Andrada).
Flávio Migliaccio, Antonio Calloni e Paulo José em ‘Era Uma Vez…’, 1998
Nelson Di Rago/Globo