Enem PPL 2021: órgãos de administração prisional têm até sexta para aderir ao exame


Provas serão aplicadas em janeiro nas unidades prisionais ou socioeducativas cadastradas. Notas dos maiores de 18 anos podem ser usadas no acesso ao ensino superior. Internos no Ceará realizam prova do Enem PPL
Sejus/Divulgação
Termina na sexta-feira (27) o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa enviarem o ofício de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2021.
A solicitação deve ser encaminhada para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até as 23h59 (horário de Brasília), pelo e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Enem PPL 2021”.
Nesta modalidade, os candidatos fazem as provas dentro das unidades prisionais ou socioeducativas, respeitando as normas de prevenção à Covid-19 (como uso de máscaras e distanciamento social).
Para os maiores de 18 anos, as notas podem ser usadas no acesso ao ensino superior; para os menores, servem apenas como autoavaliação de conhecimentos gerais.
De acordo com o Inep, o nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do exame regular.
Sobre o ofício de adesão
No ofício, os órgãos devem indicar um responsável para ter acesso ao sistema do exame e suas funcionalidades. O documento deve estar assinado pelo secretário de Estado responsável pela instituição de administração prisional e socioeducativa.
Os responsáveis estaduais indicados no e-mail devem indicar pelo sistema do Enem PPL as unidades prisionais aptas para a aplicação das provas. Esta fase acontece de 30 de agosto a 3 de setembro (confira o cronograma completo abaixo).
Também cabe ao responsável estadual indicar o responsável pedagógico, que será encarregado por acompanhar todas as etapas do exame, desde a inscrição dos interessados em fazer o Enem PPL 2021 até a divulgação dos resultados.
Cronograma
16 a 27 de agosto de 2021: adesão das unidades prisionais/socioeducativas
30 de agosto a 3 de setembro de 2021: indicação de unidades e cadastramento de novas unidades aptas a realizar a aplicação das provas
6 a 17 de setembro de 2021: inscrições e solicitações de atendimento especializado ou de uso de nome social
11 e 12 de janeiro de 2022: aplicação do Enem PPL