Enem: ouça 10 episódios do podcast Geopizza, que mistura geopolítica e histórica, sobre temas que caem no exame

Podcast do Globoplay apresenta curiosidades e aprofunda contextos do passado que ajudam a entender melhor as questões da atualidade. Para ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o g1 separou dez episódios do podcast Geopizza, do Globoplay, que mistura geopolítica e história do Brasil e do mundo, sobre temas que caem com frequência na prova.
O exame está previsto para ser aplicado nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país.

Local da prova do Enem: saiba como fazer a consulta
Comandado por Rodrigo Zottis e Alexandre Desmouceaux, o programa traz tópicos do cotidiano, apresenta curiosidades e aprofunda contextos do passado que ajudam a entender melhor as questões da atualidade.
Os episódios do Geopizza estão disponíveis no Globoplay e nas principais plataformas de áudio.
Ouça 10 episódios abaixo:
Ciclo do Ouro e a formação do Brasil #50 – Aborda a história do Brasil colonial e a fundação das principais cidades, nossa composição étnica e muitos outros fatores que foram definidos nessa época.
Minas entre ouro e revoltas #51 – Os conflitos em Minas que vão muito além da famosa Conjuração Mineira.
O Brasil holandês #56 – Sobre uma das épocas mais mistificadas do Brasil Colonial, atrelada não só à urbanização e ao “progresso” no Nordeste, mas também a um período de doenças, crises imobiliárias e econômicas.
Fugindo do feudo, caindo na cidade #45 – O foco é na Europa Medieval, quando a transição de uma vida rural para a urbana não significou uma melhora para vida de muitos cidadãos.
Jim Crow: Escravidão com outro nome #59 – Fala da segregação dos afro-americanos da população branca por quase 100 anos após a escravidão ter sido abolida oficialmente nos EUA, através das leis de Jim Crow.

Ouro branco da Amazônia #61 – A história do fim do Império e início da República Velha, tendo como centro o contexto dos seringais.
Dos cortiços às favelas #36 – Ainda sobre a história do fim do Império e início da República Velha, o assunto agora são pessoas desalojadas, movidas para periferias, e outros elementos que contribuíram para o surgimento dos cortiços, enquanto o Brasil já migrava de um país agrário para uma nação industrial.
Revolta da vacina #37 – A República da Espada, quando a lei da vacinação obrigatória tornou o Rio de Janeiro um palco de Guerra Civil por duas semanas em 1904.

Urbanização do Brasil colonial #38 – A história do Brasil Colonial: elementos que contribuíram para uma falta de estrutura explícita do país, que, perto do século 20, ainda dispunha de uma malha urbana colonial.
Astecas: entre o milho e sangue #32 – A América pré-colombiana e a civilização Asteca, que, em 1428, tornou-se o maior império da mesoamérica, com uma complexa estrutura social.
o