Enem digital: pedidos de reaplicação podem ser feitos até sexta


Têm direito a refazer o exame os candidatos que tiveram problemas logísticos, como falta de luz, ou quem teve diagnóstico de Covid-19. A reaplicação será na versão impressa até para os inscritos no digital. Pedidos de reaplicação do Enem digital devem ser feitos até sexta (12).
Letícia Queiroz/G1
Os pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital poderão ser feitos a partir desta segunda-feira (8) até sexta (12). As provas foram aplicadas neste domingo (7) e no anterior (31).
A reaplicação é prevista em casos de problemas logísticos e também para quem teve diagnóstico confirmado de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas.
Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante. O endereço é: https://enem.inep.gov.br/participante/
A reaplicação do Enem 2020 ocorrerá no formato impresso, mesmo para quem estava inscrito no digital. As provas serão em 23 e 24 de fevereiro.
Enem digital tem abstenção de 71,3%
As doenças infectocontagiosas consideradas para reaplicação são: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid.
Quem faltou ao exame por outros motivos não tem direito ao pedido de reaplicação. A taxa de abstenção do primeiro Enem digital da história foi alta: 71,3% dos inscritos confirmados não compareceram ao exame.
Como fazer o pedido de reaplicação
Para fazer a solicitação, o candidato deverá comprovar o diagnóstico da doença. Ao fazer o pedido na Página do Participante, será preciso anexar um documento legível que comprove a condição de saúde do candidato. No caso de Covid, o resultado do exame positivo poderá ser usado.
Segundo o Inep, na documentação comprobatória, “é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.”
Em casos de problemas logísticos, o Inep irá cruzar a informação prestada pelo candidato na Página do Participante com o relatório dos locais de prova.
Os resultados das solicitações serão divulgados na Página do Participante após análise dos casos.
Próximas datas do Enem
8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid
10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos do Enem digital
23 e 24 de fevereiro: reaplicação
29 de março: resultados
VÍDEOS: saiba tudo sobre o Enem 2020