Enem digital: 2º dia de provas no Amapá tem abstenção de 64,8% dos candidatos


Índice de faltosos no domingo (7) foi o segundo menor do país e cresceu em relação a 31 de janeiro. Modalidade eletrônica deve ser disponibilizada a todos os candidatos em 5 anos. Exame digital foi aplicado em computadores adaptados
José Câmara/G1 MS
Realizada de forma experimental e com objetivo de ser implantada totalmente em cinco anos, a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, encerrou com alta taxa de abstenção. No Amapá, o segundo dia de provas, no domingo (7), encerrou com 64,8% de faltosos.
O balanço do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, apontou que 435 dos 671 aptos a fazer a prova não compareceram ao locais de aplicação. A taxa de abstenção foi maior que a do primeiro dia, de 58,8%.
Macapá foi a única cidade do estado que recebeu as provas do Enem digital, que seguiu as mesmas normas da versão impressa. Dos 12 locais do exame, 11 tiveram aplicação no estado, com exceção do campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
O local foi interditado pela Defesa Civil antes do primeiro dia e os 111 candidatos que fariam no espaço foram remanejados para aplicação em 23 e 24 de fevereiro.
Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul são os estados com as maiores taxas de abstenção do país: 77,2%, 76% e 75,2%.
Com 64,8%, o Amapá teve a segunda menor abstenção do país, atrás do Pará, com 62,7%. A média nacional ficou em 71,3%.
Especialistas em educação ouvidos pelo G1 afirmam que obstáculos precisarão ser superados para que o Enem digital seja aplicado para os mais de 5,5 milhões de estudantes que fazem a versão impressa. O Inep afirmou que o objetivo é tornar o Enem 100% digital até 2026.
Próximas datas do Enem digital
8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid
10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos
23 e 24 de fevereiro: reaplicação
29 de março: resultados
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: