Enem 2021: amigos falam de pandemia e dificuldades para estudar e concluir o ensino médio no AC


Os amigos Aunisseia Galdino Pereira e Alexandre Ferreira quase não conseguissem fazer o Exame do Ensino Médio (Enem) este ano no Acre por causa das dificuldades enfrentadas para conseguir estudar. Amigos falam de pandemia e dificuldades para estudar e concluir o ensino médio no AC
Iryá Rodrigues/g1
Ensino remoto, dificuldades por causa da pandemia, correria para terminar o ensino médio, esses foram alguns dos impedimentos que fizeram com que os amigos Aunisseia Galdino Pereira e Alexandre Ferreira quase não conseguissem fazer o Exame do Ensino Médio (Enem) este ano no Acre.
Moradores de um bairro periférico da capital acreana, os amigos falaram da preocupação em terminar o ensino médio e, ao mesmo tempo, estudar para o Enem. Eles concluíram o ensino médio no ano passado, em uma escola da rede pública estadual.
Os dois, ambos com 19 anos, moram no bairro Jorge Lavocat e saíram cedo de casa para não perder o horário da prova. Os jovens contam que tiveram dificuldades por conta da pandemia e aulas remotas, uma vez que nem sempre tinham internet à disposição para assistir às aulas.
LEIA MAIS
Jovens que participam de grupo de orações levam palavras de apoio e conforto a estudantes que vão fazer Enem em Rio Branco
No Acre, portões abrem às 10h deste domingo (21) e fecham às 11h no 1º dia do Enem
No AC, estudantes percorrem mais de 25 quilômetros para fazer provas do Enem: ‘Na capital tem mais estrutura’
Aunisseia conta que chegou a se inscrever para fazer o exame ano passado, mas que não conseguiu porque teve que focar e terminar os estudos.
“Não estava preparada ano passado, esse ano consegui estudar, tive problemas pessoais. A pandemia gerou muitos problemas para a gente como ansiedade, não consegui focar nos estudos. Estava na correria no final da conclusão do ensino médio, foi um ano muito difícil, finalizar na modalidade à distância prejudicou, então, não consegui, minha cabeça estava focada em terminar”.
Ela falou que se não fosse a pandemia e as dificuldades que enfrentou para terminar o ano teria conseguido se concentrar mais e estudar.
“Sou aluna de escola pública, moradora da periferia, em bairro periférico é muito difícil você ter acesso a internet wi-fi, a gente tem só os dados móveis que não dá, então, foi bem difícil para mim. Mas, consegui estudar e pretendo entrar para jornalismo”, torce.
Alexandre, que é amigo de Auniseia e estudava com ela, concorda que a pandemia e as aulas remotas prejudicaram muitos estudantes.
“Na realidade, a gente teve a mesma dificuldade, por estudar na mesma escola. Foi um pouco difícil, porque como são muitos alunos, às vezes os professores deixavam para atender de última hora e às vezes não dava tempo de entregar a atividade pelo meio digital, a gente tinha que ir na escola buscar e deixar as apostilas. Não consegui fazer o Enem ano passado e esse ano estou tentando de novo, mas, o nervosismo toma conta. Para mim, matemática deve ser a mais difícil e o tema da redação pode ser sobre meio ambiente.”
O jovem Aslan Giordano, de 19 anos, vai fazer a prova pela primeira vez e escolheu a modalidade virtual
Iryá Rodrigues/g1
Versão digital
O jovem Aslan Giordano, de 19 anos, vai fazer a prova pela primeira vez e escolheu a modalidade virtual. Ele mora no bairro Comara, no Segundo Distrito de Rio Branco, e faz a prova no bairro Jardim Europa, uma distância de mais de 16 quilômetros.
“Estou bastante confiante, principalmente por conta desse novo formato de prova ser digital. Tentei me preparar o máximo possível, é a primeira vez que estou fazendo, então, queria fazer com experiência. Por isso tentei fazer anos passado, mas não deu, acabei perdendo os prazos, então, me preparei para esse ano”, falou.
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 acontece neste domingo (21). Como o Acre tem fuso horário diferente, é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões.
No Acre, estudantes chegaram cedo para fazer as provas do Enem
Iryá Rodrigues/f1
Principais horários do Enem 2021 no Acre:
21 de novembro – 1º dia
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Saída sem caderno de questões: 13h30
Término das provas no 1º dia: 17h
28 de novembro – 2º dia
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Saída sem caderno de questões: 13h30
Saída com caderno de questões: 16h
Término das provas 2º dia: 16h30
Mais de 18,3 mil candidatos devem fazer as provas do Enem 2021 neste domingo (21). Diferentemente de 2020, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas. O segundo dia de aplicação de provas será no próximo domingo (28).
O Enem digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. No Acre, 17 cidades aplicam a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste primeiro dia para os candidatos.
Inicialmente tinham se inscrito para o exame 18.375 pessoas no Acre, conforme os dados divulgados em julho deste ano. Porém, um novo prazo foi aberto, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para os candidatos que tiveram isenção do pagamento em 2020, mas faltaram nas provas e não justificaram ausência. E, nesta nova etapa, mais 1.961 inscrições foram concluídas, que devem fazer as provas só em janeiro.
Além disso, o estado teve 470 inscritos na modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Candidatos que se inscreveram depois, as provas para esse público vão ser aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo dia que os adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) vão fazer o teste.
No ano passado, do total de 41.841 inscritos, mais de 40,6 mil optaram pelas provas impressas e mais de 1,1 mil pela versão digital das provas. Em 2020, em meio à pandemia, o Acre registrou abstenção recorde. De acordo com balanço, 54,8% dos inscritos no estado deixaram de comparecer aos locais de aplicação, espalhados por 17 municípios.
Frota de ônibus
A frota de ônibus em Rio Branco vai ser reforçada nos dois domingos em que ocorrem as provas do Enem. Ao todo, vão ser 54 ônibus circulando na capital acreana para atender a demanda dos candidatos, um reforço de 24 carros.
Aos domingos a frota de ônibus na capital acreana é reduzida e funciona com a média de 30 a 35 ônibus, mas, para atender as demandas dos participantes do Enem, a RBTrans vai aumentar os coletivos nas ruas.
RBTrans aumentou a frota de ônibus nos domingos de aplicação das provas do Enem
Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre
O que levar e o que não levar no dia da prova?
De acordo com o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são:
Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.
Álcool em gel
Máscara
Cartão de confirmação de inscrição
Caneta preta
Lanche
Já os itens abaixo não são permitidos e alguns podem até resultar na eliminação do candidato:
Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.
Cronograma
Provas: 21 e 28 de novembro
21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022.
Gabarito: 2 de dezembro
Cartão da Inscrição (novos inscritos e PPL): Após o dia 06 de dezembro
Aplicação das Provas (novos inscritos e PPL): 09 e 16 de janeiro
Gabarito: 20 de janeiro
Reveja os telejornais do Acre