Encontrar mão de obra qualificada é mais desafiador que há 5 anos para 88% dos executivos, diz pesquisa


Quando o levantamento avalia a expectativa nos próximos cinco anos, encontrar profissionais qualificados será desafio para 80% dos entrevistados. Contratação de mão de obra qualificada é desafio no mercado de trabalho
Ronaldo Oliveira/EPTV
Pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Robert Half que aborda as perspectivas de contratação mostra que encontrar profissionais qualificados hoje é mais desafiador do que há cinco anos, segundo a opinião de 88% dos executivos entrevistados no Brasil. O número é maior em comparação com a média global, que é de 72%. O levantamento abrange 13 países, incluindo o Brasil.
Os dados fazem parte da 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half, estudo trimestral que mapeia o sentimento dos profissionais qualificados com relação ao mercado de trabalho atual e futuro.
De acordo com a 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half, o desemprego dos profissionais qualificados, pessoas com 25 anos de idade ou mais e com formação superior, ficou em 5,3% no 4º trimestre de 2018, 6,3 pontos percentuais abaixo da taxa de desemprego medida pelo IBGE.
Quando o levantamento avalia a expectativa nos próximos cinco anos, encontrar profissionais qualificados será desafio para 80% dos entrevistados. Nesse caso, a média global é de 71%.
Veja abaixo os resultados da pesquisa:
Comparado a cinco anos atrás, qual o desafio de encontrar profissionais qualificados?
Significativamente desafiador: 48% (24% na média global)
Um pouco mais desafiador: 40% (48% na média global)
Um pouco menos desafiador: 7% (16% na média global)
Significativamente menos desafiador: 3% (6% na média global)
Nos próximos cinco anos, qual o desafio de encontrar profissionais qualificados?
Significativamente desafiador: 45% (27% na média global)
Um pouco mais desafiador: 35% (44% na média global)
Um pouco menos desafiador: 14% (18% na média global)
Significativamente menos desafiador: 5% (6% na média global)