Enade 2021: quem deve fazer, como é a prova e o que é o questionário do estudante


A atual edição do exame corresponde ao Enade 2020, que foi adiado em razão da pandemia de Covid-19. O exame será aplicado no domingo (14). ‘Enem e Enade serão realizados normalmente nas próximas semanas’, afirma Dupas
Neste domingo (14), será realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que avalia o rendimento de alunos de ensino superior e serve para dar nota aos cursos de graduação.
A edição atual é referente a 2020, que teve a prova adiada em razão da pandemia de Covid-19. A edição de 2021 também foi adiada para 2022 e ainda não tem data para acontecer.
Confira abaixo perguntas e respostas sobre o exame.
O que é o Enade?
Enade 2021
Reprodução
O Enade é utilizado para avaliar cursos de ensino superior, por meio do resultado do exame e das respostas obtidas no questionário do estudante (saiba mais abaixo).
A prova avalia alunos do primeiro e do último anos dos cursos de graduação, a fim de analisar seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral.
O resultado do exame combinado aos dados do questionário do estudante, acrescidos de outros dados como quantidade de professores mestres e doutores e instalação, são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que atribui uma nota de 1 a 5 aos cursos.
Todos os cursos são avaliados?
O Enade separa os cursos em três grupos, chamados ciclo avaliativo. A cada ano, um grupo é avaliado. A edição atual vai ser aplicada aos cursos do Ano 2 (listados abaixo). Na próxima aplicação, serão avaliados os cursos do Ano 3 e, depois, do Ano 1 e assim sucessivamente.
Este ano, serão avaliados:
Licenciatura
Artes Visuais;
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Sociais;
Educação Física;
Filosofia;
Física;
Geografia;
História;
Letras – Inglês;
Letras – Português;
Letras – Português e Espanhol;
Letras – Português e Inglês;
Matemática;
Música;
Pedagogia;
Química.
Bacharel:
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Sociais;
Design;
Educação Física;
Filosofia;
Geografia;
História;
Química;
Sistemas de Informação.
Tecnólogo:
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
Tecnologia em Redes de Computadores.
Quem deve fazer o Enade neste fim de semana?
Fazem o exame todos os estudantes ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação listadas acima.
O que é o questionário do estudante?
Os alunos aptos a participarem do Enade 2021 precisam preencher o questionário e cadastro do estudante. O preenchimento é obrigatório e deve ser feito até 23h59 de sábado (13), através do Sistema Enade, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O objetivo do questionário é levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes e o resultado é levado em conta na avaliação da instituição de ensino superior.
Após responder as questões, o participante terá acesso ao cartão de confirmação de inscrição, com data e horário da prova, além dos documentos necessários para a realização do exame.
Para a edição atual, o levantamento apresenta, além das 68 questões recorrentes, 11 perguntas extras sobre possíveis repercussões da crise sanitária causada pela covid-19 no processo formativo dos estudantes.
Como é a prova?
A prova tem duração de quatro horas e é composta por questões de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de componente específico próprio de cada área de avaliação.
A parte de formação geral tem 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Já a parte de componente específico de cada área de avaliação possui 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.
Também consta no caderno da avaliação um questionário de percepção da prova, com perguntas qualitativas de múltipla escolha. Ele é destinado a levantar informações que permitam verificar a percepção dos estudantes em relação à prova e na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.
Ao final da prova, as respostas devem ser transcritas para o cartão-resposta.
Orientações para o dia da prova
Leve caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Leve documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social
Leve impresso o cartão de confirmação da inscrição, disponível no Sistema Enade.
Use máscara durante todo o período de permanência no local de aplicação;
Cronograma
O exame será aplicado em 14 de novembro, seguindo o horário de Brasília.
12h: abertura dos porões
13h: fechamento dos portões
13h30: início da prova
17h30: fim da prova