Enade 2021: inscritos têm até sábado para preencher questionário obrigatório


Questionário do estudante garante acesso ao cartão de confirmação de inscrição e é fundamental complementar a avaliação instituições de ensino superior.
Reprodução
Os alunos de ensino superior inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) têm até 23h59 de sábado (13) para preencher questionário e cadastro do estudante. O preenchimento é obrigatório e pode ser feito através do Sistema Enade, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame será aplicado neste domingo (14).
O objetivo do questionário é levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes e o resultado é levado em conta na avaliação da instituição de ensino superior.
Após responder as questões, o participante terá acesso ao cartão de confirmação de inscrição, com data e horário da prova, além dos documentos necessários para a realização do exame.
Para a edição atual, o levantamento apresenta, além das 68 questões recorrentes, 11 perguntas extras sobre possíveis repercussões da crise sanitária causada pela covid-19 no processo formativo dos estudantes.
O que é o Enade?
O Enade é utilizado para avaliar cursos de ensino superior, através do resultado do exame e das respostas obtidas no questionário do estudante.
A prova avalia alunos do primeiro e do último anos dos cursos de graduação, a fim de analisar seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral.
A cada edição do exame, há um revezamento de áreas do conhecimento a serem avaliadas.
Em 2021, o exame abrange áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo, que são:
Licenciatura
Artes Visuais;
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Sociais;
Educação Física;
Filosofia;
Física;
Geografia;
História;
Letras – Inglês;
Letras – Português;
Letras – Português e Espanhol;
Letras – Português e Inglês;
Matemática;
Música;
Pedagogia;
Química.
Bacharel:
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Sociais;
Design;
Educação Física;
Filosofia;
Geografia;
História;
Química;
Sistemas de Informação.
Tecnólogo:
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
Tecnologia em Redes de Computadores.