Enade 2021: gabarito preliminar é divulgado


O resultado individual será divulgado pelo Inep, por meio do Boletim de Desempenho do Estudante, em 31 de agosto de 2022. Enade 2021
Reprodução
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (18) o gabarito preliminar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021, que avalia os cursos de ensino superior do país. As provas foram realizadas no último domingo (14) e aplicadas para quase 340 mil participantes dos 489.958 inscritos.
As respostas das questões e os cadernos de provas podem ser conferidos no site do Inep.
O resultado individual do Enade 2021 será divulgado pelo Inep em 31 de agosto de 2022, por meio do Boletim de Desempenho do Estudante no sistema do exame.
A edição atual, que corresponde ao exame de 2020, avaliou estudantes de 8.009 cursos de 30 áreas do conhecimento. A edição referente a 2021 foi adiada e ainda não tem data prevista.
Os participantes que não compareceram ao exame por motivos de saúde devem formalizar o pedido de dispensa da prova de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema Enade. Para isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória.
O que é o Enade?
O Enade é utilizado para avaliar cursos de ensino superior, por meio do resultado do exame e das respostas obtidas no questionário do estudante (saiba mais abaixo).
A prova avalia alunos do primeiro e do último anos dos cursos de graduação, a fim de analisar seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral.
O resultado do exame combinado aos dados do questionário do estudante, acrescidos de outros dados como quantidade de professores mestres e doutores e instalação, são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que atribui uma nota de 1 a 5 aos cursos.
Números do Enade 2019
Inscritos: 489.958
Participantes: 369.428
Taxa de comparecimento: 75,4%
Taxa de abstenção: 24,6%
Cursos avaliados: 30 cursos do ensino superior, sendo 17 licenciaturas, 10 bacharelados e 3 tecnológicos.
Cursos avaliados
O Enade separa os cursos em três grupos, chamados ciclo avaliativo. A cada ano, um grupo é avaliado. A edição atual foi aplicada aos cursos do Ano 2 (listados abaixo). Na próxima aplicação, serão avaliados os cursos do Ano 3 e, depois, do Ano 1 e assim sucessivamente.
Licenciatura:
Artes Visuais;
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Sociais;
Educação Física;
Filosofia;
Física;
Geografia;
História;
Letras – Inglês;
Letras – Português;
Letras – Português e Espanhol;
Letras – Português e Inglês;
Matemática;
Música;
Pedagogia;
Química.
Bacharel:
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas;
Ciências Sociais;
Design;
Educação Física;
Filosofia;
Geografia;
História;
Química;
Sistemas de Informação.
Tecnólogo:
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
Tecnologia em Redes de Computadores.
Ministro da Educação e presidente do Inep negam no Congresso acusações de interferência política no Enem