Empresas sempre irão encontrar maneira mais eficaz de encontrar crescimento, diz presidente da IE Business School

Samy Dana entrevista presidente da IE Business School
No Brasil para o lançamento de seu livro, “Business Despite Borders”, Santiago Iñiguez, presidente da IE Business School (Espanha), uma das universidades de negócio mais conceituadas do mundo, conversou sobre os desafios das empresas diante de governos nacionalistas e populistas. Segundo ele, o ‘business é o melhor antídoto para combater’ este tipo de política.
Mesmo diante do crescimento de políticas nacionalistas e a eleição de políticos populistas, Iñiguez acredita que as empresas sempre irão encontrar a maneira mais eficaz de encontrar o crescimento. Em seu livro, o autor traz uma série de estudos de caso retratando como companhias inovadoras estão estabelecendo novos padrões de internacionalização em um momento em que a globalização tem sido questionada por diversas forças políticas mundiais.
Sobre o cenário brasileiro, Iñiguez vê que o país perdeu grandes oportunidades de se abrir para o mercado externo e gerar mais competição. Mas, destaca que o espírito empreendedor se espalhou pelo país.
“Eu encorajaria governo e empresas a se abrirem ao mercado internacional. Meu conselho seria tentar abrir o mercado para a competição. Isso vai aumentar as oportunidades para os jovens e velhos”, destacou o autor ao blog.