Empresário paraplégico cria kit que transforma cadeira de rodas em triciclo elétrico em 5 segundos


Nilson Alves Alecrim, de Araras (SP), teve a ideia para facilitar a mobilidade após sofrer um acidente de carro em 2012. Ele já patenteou o invento e agora quer levá-lo a mais cadeirantes. Empresário de Araras cria kit que transforma cadeira de rodas em triciclo
Após sofrer um acidente de carro em 2012 e ficar paraplégico, um empresário de Araras (SP) criou um kit que transforma a cadeira de rodas em triciclo elétrico em cinco segundos, dando maior mobilidade aos cadeirantes. A ideia já foi patenteada e ele quer levá-la para mais pessoas. (confira o vídeo acima).
Forças para criar adaptação
Segundo o empresário Nilson Alves Alecrim, de 42 anos, ninguém está preparado para receber a notícia de que perdeu os movimentos. “O mundo desaba sob a cabeça da gente”, disse.
A partir disso, Alecrim passou a depender da força das mãos para ir e vir, A situação deixou o empresário desanimado e ele resolveu pensar em algum tipo de adaptação para facilitar a vida sobre rodas.
“Algo que me desse autonomia e condição de tocar minha vida normal. O mercado oferece alguns, mas poucos têm condição de usar, é muito difícil e muito caro.”
Empresário de Araras cria kit que transforma cadeira de rodas em triciclo elétrico
Ely Venâncio/EPTV
Benefícios
Com os recursos que tinha à disposição e no quintal de casa, o empresário criou uma adaptação que transformou a cadeira de rodas em um triciclo elétrico.
No guidão de uma bicicleta adaptou a bateria e o motor elétrico e colocou o engate na cadeira. O produto atinge a velocidade de 30km/h, possui freio a disco e a bateria de 11 amperes garante autonomia de 20 km.
Mas o empresário sabia que a criação não poderia ser algo benéfico apenas para ele mesmo e a partir disso começou a confeccionar o kit para vender para mais cadeirantes interessados. “A gente não pode pensar só na gente”.
O advogado Guilherme Buzolin Pimentel viu o kit e fez a encomenda. Segundo Pimentel, faz quatro anos que a vida dele ficou mais simples com o produto.
Após perder os movimentos em um acidente, empresário de Araras passou a depender da força das mãos para usar cadeira de rodas
Ely Venâncio/EPTV
“O kit é libertador. A gente consegue fazer inúmeras coisas, ter mais acesso a lazer, trabalho, qualquer tipo de lugar consegue acessar o kit”, disse o advogado.
A dona de casa Eliane de Souza Zanfelin lesionou a coluna após cair de bicicleta e ficou durante três anos presa dentro de casa. Há um ano ela comprou a invenção do empresário e não esquece da primeira saída de casa.
“A primeira vez que sai foi para ir ao supermercado e eu pude fazer isso sozinha e a sensação de liberdade foi incrível”, disse Eliane.
Ideia patenteada
A ideia foi patenteada pelo empresário, mas como cada cliente tem um caso diferente não dá para comercializar o produto em larga escala, pois a adaptação muda de uma cadeira para outra e depende da deficiência de cada um. O preço do kit é a partir e R$ 6 mil.
O técnico de enfermagem José de Jesus Martins e os irmãos dele querem o kit. “Você não tem a necessidade de ter que depender do transporte público, não atende as expectativas. Eu mesmo já passei por várias vezes, já fui derrubado do ônibus, tive seis pontos embaixo do queixo, perdi um dente por causa disso.”
Até o momento o empresário já vendeu 15 kits. “A partir da hora que você não tem condição nenhuma de fazer algo, quando você consegue é outra coisa. É igual um passarinho preso quando você solta a alegria é imensa.”
Em abril, o empresário recebeu uma homenagem na sessão da Câmara Municipal pela criação do kit.
Kit que transforma cadeira de rodas em triciclo é comercializado em Araras a partir de R$ 6 mil
Ely Venâncio/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.