Empresa dona do aplicativo TikTok vai fabricar seu próprio smartphone, diz jornal


Chinesa ByteDance, conhecida pelo popular aplicativo de vídeos TikTok, irá vender aparelho com seus aplicativos instalados. Empresa por trás da rede social TikTok pode ter um smartphone de fabricação própria
BBC
A ByteDance, empresa chinesa por trás do popular aplicativo de vídeos curtos TikTok, irá fabricar seu próprio smartphone. A informação foi dada pelo jornal inglês Financial Times nesta segunda-feira (27).
Segundo a reportagem, o aparelho deve vir com o próprio TikTok já instalado, além do agregador de notícias Jinri Toutiao e um outro aplicativo de transmissão de músicas — como o Spotify — que a empresa ainda não lançou. A reportagem do “Financial Times” não esclareceu detalhes do aparelho ou em qual mercado ele será focado.
Outras gigantes da tecnologia já tentaram se aventurar no mercado de smartphones — como a Amazon, que chegou a fabricar o Fire Phone e interrompeu as vendas pelo pouco sucesso do aparelho. Apesar disso, o aplicativo de selfies Meitu, bastante popular na China, já firmou parcerias com a fabricante Xiaomi, também da China.
Em janeiro deste ano a empresa já havia comprado algumas patentes de uma outra companhia da China, chamada Smartisan, especializada em fabricação de smartphones. À época, a ByteDance justificou a aquisição das patentes afirmando que iria utilizar as tecnologias para investir no negócio de educação.
Anteriormente chamado de Musical.ly, o TikTok é um aplicativo que permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. O app já chegou à lista dos mais baixados nos Estados Unidos.
Avaliada no final do ano passado em cerca de US$ 75 bilhões, a Bytedance é uma das startups mais valiosas do mundo.