Empresa de carne vegana dos EUA terá fábrica na Europa em 2020


Beyond Meat, que já vende produtos no continente por meio de parceira, quer aumentar penetração e cortar custos com transporte. Beyond Meat fornece hambúrguer vegano às redes Tim Hortons e o Carl Jr., enquanto concorrente Impossible Food vende para Burger King
Beyond Meat/BBC
A Beyond Meat, fabricante norte-americana de hambúrgueres veganos, anunciou nesta terça-feira (28) que começará a produzir carnes baseadas em vegetais na Europa no próximo ano, em um esforço para expandir a produção fora dos Estados Unidos.
Com consumidores atentos a questões de saúde e optando por dietas veganas ou vegetarianas, a popularidade dos produtos à base de vegetais que são substitutos de carne tem aumentado, o que resulta em uma forte concorrência entre a Beyond Meat e sua principal rival, a Impossible Foods, nos EUA.
As duas empresas estão procurando colocar suas versões de hambúrgueres veganos em redes de fast food, com a Beyond Meat fornecendo para o Tim Hortons e o Carl Jr., enquanto o Burger King vende o hambúrguer da Impossible Food no sanduíche Whopper.
A nova fábrica da Beyond Meat, na Holanda, construída pelo distribuidor de carne Zandbergen, dará à companhia uma vantagem sobre concorrentes na Europa, onde o mercado de “carnes” veganas é ainda mais jovem que nos Estados Unidos.
“Espera-se que a produção localizada reduza a pegada de transporte da marca, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade com que a Beyond Meat pode levar produtos para clientes em toda a Europa”, disse a empresa.
A empresa, cujas ações acumulam valorização de 73% desde que ela se lançou em bolsa, neste mês, fez parceria com a Zandbergen no ano passado para distribuir seus produtos em restaurantes e redes de varejo da Europa.
Analistas do JPmorgan estimaram nesta terça-feira que o mercado total a ser atendido por carnes vegetais valha US$100 bilhões em 15 anos e a que Beyond Meat pode capturar uma parcela de 5% desse setor.