Embraer está em conversas ‘avançadas’ para vender KC-390 para Portugal


Cargueiro de transporte militar é o maior já fabricado no país. Cargueiro KC-390 da Embraer
Divulgação
A Embraer está em conversas adiantadas para vender cinco aviões do modelo KC-390 para Portugal, afirmou nesta terça-feira (2) o diretor do programa KC-390 na fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Jr. O cargueiro de transporte militar é o maior já fabricado no país.
Embraer realiza voo do 1º avião militar KC-390
“O estagio está bem avançado e estamos bem confiantes que vamos atender todos os requisitos”, afirmou à Reuters.
O executivo acrescentou que a companhia participa ainda de uma concorrência pública na Nova Zelândia para fornecer outras cinco aeronaves KC-390.
A Embraer já tem contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer 28 aviões KC-390 nos próximos anos, com uma primeira aeronave esperada para ser entregue até o final de junho e uma segunda na última metade do ano.
KC-390, aeronave de transporte da Força Aérea Brasileira
FAB/Divulgação
O KC-390 é um projeto da FAB que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. Foram sete anos de estudo em parceira com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo.
Segundo a Embraer, desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade.
O KC-390 é uma aeronave de transporte tático. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.