Elon Musk revela modelo do foguete que levará a humanidade à Marte

Elon Musk apresenta primeiro protótipo de nave que realizará viagens até Marte

Elon Musk apresenta primeiro protótipo de nave que realizará viagens até Marte

REUTERS/Callaghan O’Hare

A empresa aeroespacial SpaceX, do bilionário de Elon Musk, revelou, no último sábado (28), o protótipo da Starship, a nave espacial que poderá levar astronautas à Lua e também levar missões espaciais tripuladas até Marte.

O Starship MK1, como foi identificado pela Space X, realizará seus primeiros testes de voo até o final deste ano. O modelo tem 68 metros de altura e 9 metros de diâmetro. Durante esta fase inicial, o objetivo é fazer a nave atingir 20 km de altitude e retornar à base.

O CEO da SpaceX disse que a aparência e outros parâmetros serão melhorados nas próximas versões. Os protótipos Starships MK 3 e MK 4 devem ser mais rápidos e mais finos do que o modelo apresentado.

Os engenheiros da Space X participam de uma competição interna da empresa. Duas equipes diferentes trabalham em dois projetos para construir um novo foguete, como uma estratégia para acelerar o processo de produção. Por isso, enquanto o Mk 1 foi construído na sede em Boca Chica Village, no Texa, o protótipo MK 2 está sendo montado no Cabo Canaveral, na Flórida.

No Twitter, a SpaceX diz que a “Starship transportará até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.”

Ainda não há datas definidas para as viagens espaciais começarem a ser oferecidas pela Space X Por enquanto, o primeiro turista espacial  que embarcará em um Starship é o bilionário japonês Yusaku Maezawa.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques