Editais do Prouni e Fies do 2º semestre de 2020 são publicados; veja datas


MEC alterou datas de programas de acesso ao ensino superior. Além do Sisu, há mudanças no Prouni e Fies. MEC publica editais de programas de acesso ao ensino superior
Emília Silberstein/Secom UnB
O Ministério da Educação (MEC) publicou no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (18) os editais com os novos cronogramas do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020.
Na quarta, o MEC já havia publicado novo edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
MEC estende autorização de aulas a distância até o fim de 2020 em universidades federais e libera estágios práticos
Confira abaixo as novas datas:
Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.
O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar. O edital com as especificações para a seleção do segundo semestre de 2020 está disponível aqui.
Poderão se candidatar, segundo o edital:
quem não tiver diploma de graduação
quem cursou o ensino médio completo em escola da rede pública
quem cursou o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição
quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
quem tiver algum tipo de deficiência
professores que atuam da rede pública de ensino
Os candidatos precisarão se inscrever no site do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br). Para isso, é preciso criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal.
A seleção será feita em uma única etapa, com a nota do Enem 2019.
É possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Confira abaixo o calendário:
Datas do Prouni do segundo semestre de 2020
Previsão de divulgação das vagas: 7 de julho
Abertura das inscrições: 14 de julho
Encerramento das inscrições: 17 de julho (até 23h59)
Primeira chamada: 21 de julho
Segunda chamada: 4 de agosto
Lista de espera: 24 de agosto
Leia o edital completo
Fies
O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
De acordo com o edital para a seleção do segundo semestre de 2020, o candidato interessado deverá se inscrever no site do Fies (http://fies.mec.gov.br) entre 21 e 24 de julho. Para isso, é preciso criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal.
Poderão se candidatar, segundo o edital:
Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos
O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.
Datas do Fies do segundo semestre de 2020
Início das inscrições: 21 de junho
Fim das inscrições: 24 de julho (até 23h59)
Resultado: 28 de julho
Contratação de financiamento: de 28 a 30 de julho (até 23h59)
Pré-seleção da lista de espera: de 28 a 31 de julho (até 23h59)