Dolce & Gabbana faz desfile para 260 convidados na Semana de Moda de Milão


Desfile também teve transmissão online e público usando máscaras. Apenas duas marcas vão mostrar coleções de forma presencial nesta edição da Semana de Moda. Desfile da Dolce & Gabbana na Semana de Moda de Milão durante pandemia do novo coronavírus
Céline Cornu / AFP
A marca Dolce & Gabbana apresentou nesta quarta-feira (15) uma coleção masculina em azul, branco e preto, muito ao estilo da costa amalfitana, em um dos únicos dois desfiles de moda da Semana de Moda de Milão.
Ao todo, 103 modelos desfilaram pelos jardins do campus universitário do hospital Humanitas, cujo instituto de pesquisa recebe apoio financeiro da D&G em sua luta contra a COVID-19.
Nesse contexto de crise sanitária, os 260 convidados usavam máscaras e tiveram que desinfetar as mãos com gel e medir a temperatura ao entrar.
Os modelos desfilaram sem máscara, mas Domenico Dolce e Stefano Gabbana usaram quando saíram para cumprimentar o público.
Nós não conseguimos imaginar o mundo da moda sem os desfiles; designers, jornalistas, compradores, todos nós precisamos deles”, afirmou Domenico Dolce ao jornal britânico “The Guardian”.
“Aos poucos a gente tem que recomeçar, respeitando totalmente as normas de segurança em vigor. Para nós, o desfile é fundamental, é parte do sonho”, explica Dolce.
Arte, design e moda
A coleção masculina primavera-verão da D&G em 2021 é uma “homenagem ao gênio italiano que se manifestou no Hotel Parco dei Principi, em Sorrente (sul), projetado por Gio Ponti em 1960”, explicou a marca italiana.
Volumes grandes demais, mistura de materiais diferentes, justaposições. A coleção masculina é como uma “arquitetura em costura”. O fio condutor é a união entre modernidade e neoclassicismo, com desenhos geométricos e lineares.
Com este desfile, Domenico Dolce e Stefano Gabbana retornam à Câmara de Moda Italiana e ao calendário oficial. Em 1998, eles saíram devido a divergências com a direção da época, embora continuassem desfilando na Semana de Moda de Milão.
É “um grande retorno, que fortalece nosso setor e nossa associação”, em “um momento difícil para a moda”, comentou recentemente o presidente da Câmara, Carlo Capasa. “Hoje, é importante, mais do que nunca, estarmos unidos para proteger nossa indústria única no mundo”.
Na terça-feira (14), começou a primeira semana de moda virtual, devido à pandemia de coronavírus, seguida por Londres e Paris. Apenas duas marcas, D&G e Etro, tiveram desfiles presenciais.
Na quinta-feira (16), Tod e Dsquared2 apresentarão suas coleções e, na sexta-feira (17), Gucci, Ermenegildo Zegna e Missoni encerrarão a semana de moda.